Topo

Racionais MC's: veja todos os carros e motos citados no novo álbum

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/11/2014 13h04

"Imagina nós de Audi ou de Citroën / Indo aqui, indo ali, só pans, de vaivém"...

7.set.2014 - Show de comemoração dos 25 anos de carreira dos Racionais Mcs no Citibank Hall, zona sul da cidade - Rodrigo Capote/UOL - Rodrigo Capote/UOL
Mano Brown em show dos Racionais em setembro, que marcou os 25 anos do grupo
Imagem: Rodrigo Capote/UOL
Este é um dos versos clássicos do álbum "Nada como um dia após o outro dia", dos Racionais MC's, lançado em 2002. Está na canção "Vida Loka (parte 2)", na voz de Mano Brown, e antecipou em mais de uma década elemento típico do chamado "funk ostentação" brasileiro (mas que já não era novidade nos Estados Unidos): a citação desenfreada de produtos considerados "de grife" e "caros".

E, entre marcas de roupa, perfume, jóias e armas, não poderiam faltar os carros.

Mas, se 12 anos atrás os rappers citavam um eventual Citroën como carro de destaque (equívoco típico de quem pensava ainda se tratar de um importado), no recém-lançado álbum "Cores & Valores" (disponível para download desde terça, 25) os Racionais estão mais sofisticados nas menções a carros -- as quais surgem em pelo menos cinco das 15 faixas.

Embora modelos comuns (Volkswagen CrossFox, Hyundai Tucson) sejam lembrados, o foco está em marcas premium como Audi e BMW, e até motos icônicas (Fireblade, Yamaha VMAX) são escaladas pelos rappers paulistanos.

UOL Carros ouviu "Cores & Valores" de ponta a ponta e relacionou num álbum de fotos (veja no alto da reportagem) todos os carros e as duas motos citados pelos Racionais MC's. Para saber mais sobre a música em si, leia reportagem e análise feitas pela equipe de Entretenimento.

Capa de "Cores & Valores", novo álbum dos Racionais Mc's - Reprodução - Reprodução
Capa de "Cores & Valores", novo álbum dos Racionais MC's, à venda online
Imagem: Reprodução