Topo

Ford Ka é eleito melhor carro e melhor design da América Latina no Americar

Ford Ka: projeto global concebido no Brasil obtém dupla vitória em prêmio latino - Murilo Góes/UOL
Ford Ka: projeto global concebido no Brasil obtém dupla vitória em prêmio latino Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2014 15h02Atualizada em 24/11/2014 19h26

A segunda edição do Prêmio Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros) consagrou o Ford Novo Ka em dose dupla. O modelo -- que acaba de sofrer aumento de preços -- foi escolhido o Melhor Carro América Latina, com 39,3% dos votos de uma seleção de jornalistas especializados da região. O segundo lugar ficou com o Volkswagen up!, com 33,3%.

Foram finalistas Toyota Corolla, Fiat Novo Uno e Hyundai HB20. Concorriam todos os carros fabricados do México à Argentina.

O outro prêmio conquistado pelo Novo Ka foi o de Melhor Design América Latina. A nova geração do compacto foi projetada e desenvolvida no Brasil.

Com os resultados deste ano, a Ford comemora uma espécie de "bicampeonato" no Americar: em 2013, o Ford Focus foi eleito o melhor carro da América Latina, seguido de perto pelo New Fiesta.

A Americar também escolheu o melhor carro importado vendido na América Latina. Foi eleito o Audi A3 Sedan, com 36,3% dos votos. O Volkswagen Golf ficou em segundo, com 21,2%. Chegaram à reta final, mas foram preteridos, BMW Série 3, Mercedes Classe C e Range Rover Evoque.

Na categoria Melhor SUV/picape América Latina, a Fiat Strada foi a eleita, com 39,3% dos votos. A Chevrolet S10 ficou em segundo, com 26,4%. Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Volkswagen Saveiro também disputaram o prêmio.

OUTRAS CATEGORIAS
A entidade também ofereceu os prêmios Tecnologia e Sustentabilidade, sempre para projetos e ações originários da América Latina.

O primeiro ficou com o sistema Dualogic Plus, da Fiat, câmbio automatizado que passou a ser oferecido no Uno com acionamento por teclas no console central; o segundo foi para a fábrica da Nissan em Resende (RJ), que é dotada de sistemas de iluminação e ventilação naturais, tratamento de resíduos e cinturão verde no entorno.

O editor de UOL Carros, Claudio Luís de Souza, participa do júri do Prêmio Americar desde o ano passado. Os votantes são 52 jornalistas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.