Topo

Quer destilar o veneno do 500 Abarth? Espere um mês e separe R$ 79.300

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Goiânia (GO)

19/11/2014 11h27Atualizada em 19/11/2014 19h19

Depois da apresentação ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, encerrado no último dia 9, a Fiat finalmente fez o lançamento oficial do 500 Abarth. O timing, neste caso, era crucial: com o evento deste dia 19 de novembro, o pequeno esportivo nasce também no Brasil sob o signo de escorpião. O pequeno furioso, porém, só chega às lojas no início da segunda quinzena de dezembro, a tempo das vendas de Natal. Preço: R$ 79.300.

Em tempo: o escorpião acabou sendo escolhido como símbolo que adorna os modelos preparados pela Abarth, justamente pelo fato de o criador da marca, o austríaco Karl Abarth (que depois adotou a variante italiana de seu nome: Carlo), ter nascido no mês de novembro.

Haverá apenas uma configuração, já conhecida: motor 1.4 Multiair turbo (1,27 bar de pressão), apenas a gasolina, de 167 cv e 23 kgfm de torque, equipado com câmbio manual de cinco marchas. Serão dois opcionais: teto solar e som premium da grife Beats by Dr. Dre, de 370 W, com seis falantes e subwoofer. 

Fiat 500 Abarth - Eugênio Augusto Brito/UOL - Eugênio Augusto Brito/UOL
Pequeno furioso chega na 2ª quinzena de dezembro: bom presente de natal?
Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL
Além da preparação de motor, suspensão e acerto de direção típicos, o Abarth sai de fábrica com sete airbags, ABS com funções EBD (distribuição de frenagem), ESP (controle de estabilidade), TCS (de tração) e hill holder (assistente de partida em rampas), além do interessante controle de transferência de torque, que pode simular, por exemplo, a sensação de se estar acelerando um carro de tração traseira em curvas (o pequenino é, obviamente, dianteiro).

Ainda que o primeiro lote tenha apenas 30 unidades, a Fiat espera entregar ao menos 300 carros a partir de 2015, vendendo-o em todas as 150 concessionárias que já trabalham com a linha 500. Nesta fase inicial, não haverá venda de kits esportivos Abarth para tunagem de versões convencionais do Cinquecento.

UOL Carros participa de test-drive com o 500 Abarth ainda nesta quarta-feira e publicará suas impressões em breve.