Topo

Salão de São Paulo anuncia público total de 756 mil pessoas

Público lota estande da Ford no sábado (8), penúltimo dia do Salão do Automóvel de 2014 - Murilo Góes/UOL
Público lota estande da Ford no sábado (8), penúltimo dia do Salão do Automóvel de 2014 Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/11/2014 12h56

O 28º Salão do Automóvel de São Paulo, encerrado no último domingo (9), recebeu 756.114 pessoas ao longo de 11 dias de visitação. A informação é da organizadora, a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

A rigor, o público manteve-se estável em relação às três últimas edições: em 2010, foram 750.823 visitantes. Há dois anos, 748.733.

Os números traduzem a limitação física imposta ao Salão pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi. Simplesmente não há para onde crescer.

Resumo do Salão: o que as quatro grandes mostraram

Segundo levantamento da SPTuris, empresa responsável pelos eventos em São Paulo, a movimentação econômica gerada pelo Salão foi de R$ 280 milhões. Cerca de 32,5% dos visitantes eram turistas, com permanência média de 2,5 dias na cidade e gasto pessoal de R$ 986.

Parece bastante, mas o GP de Fórmula 1 em Interlagos, contando os treinos de sexta e sábado e a prova no mesmo domingo 9, movimentou R$ 296 milhões -- também segundo a SPTuris.

Pesquisa de satisfação feita pela empresa com visitantes do Salão mostrou que 93% deles aprovaram a localização do Anhembi, e 92% chegaram ao evento com facilidade. O meio de transporte preferido foi o carro particular: 36%. O metrô foi usado por 10%, ante 13% que preferiram ônibus regular, transfer do evento ou ônibus fretado. Usaram táxi 8% dos pesquisados.

As datas do próximo Salão de São Paulo, em 2016, ainda não foram definidas.