Topo

Salão de SP não é só para contemplar: tem test-drive também

Não precisa fazer pose: Salão de São Paulo tem área de test-drives de carros e SUVs - Murilo Góes/UOL
Não precisa fazer pose: Salão de São Paulo tem área de test-drives de carros e SUVs Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis

Colaboração para UOL Carros, em São Paulo (SP)

31/10/2014 15h26Atualizada em 31/10/2014 19h07

Tem vezes que não basta ver: é preciso experimentar. O Salão do Automóvel de São Paulo nunca foi considerado espaço de venda de carros, mas isso parece ter mudado de vez este ano -- seja pela período de vendas fracas, seja para ter maior "interação" com o público. Melhor para quem não se contenta em apenas curtir os carros expostos nos estandes do Anhembi.

É possível rodar em alguns modelos na área externa ao pavilhão, em "pistas" montadas exclusivamente para o evento. Volkswagen e Toyota são exemplos de marcas mais populares, enquanto Lexus e Audi estão entre as luxuosas que oferecem modelos que você mesmo pode dirigir, acompanhado de um instrutor. Marcas de SUVs, Jeep e Land Rover permitem que o visitante pegue uma carona em seus carros -- cada uma tem um circuito montado próximo à entrada do Anhembi, que simula os desafios de uma pista off-road das mais encardidas.

Há ainda empresas que correm por fora e vendem uma sensação "diferenciada" de teste, por exemplo, ao volante de um superesportivo da Ferrari.

Área comum de test-drives do Salão de SP 2014 com modelos da Volks e Toyota - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Toyota diz que teste dura 3 minutos; na Volks, com carro premium, até 7 minutos
Imagem: Murilo Góes/UOL
Ficou interessado? Aproveite, mas saiba que, para participar, é preciso seguir algumas regras gerais:

- Ter ingresso para o Salão para o dia do teste (falaremos da exceção mais abaixo);
- Ser maior de 18 anos e devidamente habilitado;

- Não ter ingerido bebida alcoólica, no caso dos modelos disponíveis para condução.

Em muitos casos, é preciso soprar um bafômetro antes de colocar as mãos no volante, além de ter de preencher um cadastro e um termo de responsabilidade em algumas marcas e, evidentemente, apresentar habilitação válida.

E fica a dica: prefira fazer o test-drive ao chegar no evento ou na hora de ir embora, por conta de filas e dificuldade de acesso das pistas. De toda forma, as marcas identificam os participantes com pulseiras coloridas que permitem retornar ao pavilhão após a saída para o teste.

TOYOTA E LEXUS
Tanto a Toyota quanto a Lexus, sua marca de automóveis premium, disponibilizam test-drive para os visitantes em um percurso de pouco mais de 1 km no estacionamento do Anhembi.

No caso da Toyota, é preciso se inscrever antes no estande da montadora, pegar a pulseira e escolher uma das turmas, que  acontecem de hora em hora e vão sempre das 14h às 18h -- o carro disponível é o Etios Sedan. Para andar em um luxuoso e potente Lexus IS 250 é necessário visitar o estande, conversar com um consultor de vendas e solicitar o teste do carro.

A Toyota permite levar até dois acompanhantes, mais o instrutor no passeio, que tem duas voltas e dura cerca de três minutos. Dentro do Anhembi, você sai no portão 2 e segue a sinalização até a área de test-drive.

Estandes como Volkswagen, Ford e Honda (foto) têm áreas com monitores treinados e atividades para crianças - Fernando Neves/Futura Press/Folhapress - Fernando Neves/Futura Press/Folhapress
Estandes de marcas como a Volks têm área para entreter as crianças, com monitores treinados, enquanto os adultos dirigem
Imagem: Fernando Neves/Futura Press/Folhapress
VOLKSWAGEN
São três modelos da linha premium para o público dirigir: CC, Golf GTI e Fusca. A cada dia do Salão, das 14h às 20h, dois desses três carros estarão liberados para test-drive, em sistema de rodízio durante o evento.

Para participar, você deve ir até o estande da montadora alemã e se cadastrar em duas etapas: na primeira, você e a sua família, se for o caso, pegam pulseira para ter acesso a todas as atrações do estande, que incluem um espaço com brincadeiras para a criançada e também uma área destinada às mulheres, com dicas do mundo da moda e tendências de design. Na segunda etapa, você solicita o test-drive de um dos três modelos, faz o cadastro e recebe uma segunda pulseira, específica para o test-drive, que pode ser realizado com um acompanhante num circuito de 1,2 km. De acordo com a Volks, o teste leva até sete minutos para ser concluído. A saída é pelo portão 2 e existe uma tenda com água enquanto você aguarda a sua vez.

Área de test-drives do Salão de SP 2014 também tem modelos de luxo, como Lexus IS250 e Volks CC e Golf GTI - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Tem carro para todos os gostos: Golf GTI, Lexus IS250, Volks CC e até sedã Etios
Imagem: Murilo Góes/UOL
AUDI
A marca premium alemã montou uma verdadeira festa para quem gosta de carros  sofisticados e potentes. A exemplo do que fez na edição de 2012 do Salão, a montadora liberou toda a linha RS de esportivos, além do superesportivo R8, do A8 Longo V6 e do A3 Sportback E-Tron, híbrido plug-in que pode rodar apenas no modo elétrico.

Para participar, você faz o agendamento em frente ao Hotel Holiday Inn (do lado de fora do pavilhão), de onde parte o test-drive, realizado na área externa ao Anhembi, em meio ao trânsito e sempre com a orientação de um instrutor, que explica em detalhes os destaques de cada modelo. No caso do A8, o visitante vai no banco de trás, como patrão, para curtir o conforto de bancos com massageadores embutidos que são verdadeiras poltronas de luxo. A Audi recomenda chegar cedo, antes da abertura dos portões, por conta da alta demanda.

JEEP E LAND ROVER
Cada uma das marcas de utilitários montou, lado a lado e quase em frente ao portão de entrada do Anhembi, sua pista própria para demonstrar os atributos off-road dos jipões, sempre durante o horário de abertura ao público do Salão. Sem lama, estruturas metálicas simulam situações extremas de trilhas, como subidas íngremes, inclinações laterais de meter medo e outros desafios. Tudo é feito com um instrutor no volante, e o visitante vai no banco do passageiro. 

A inscrição é feita no próprio local de demonstração, no caso da Jeep, que tem Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee. Pena não haver o Renegade, principal novidade da marca: como só chega em abril ao país, segue exposto de forma estática dentro do Anhembi.

A Land Rover pede inscrição no estande da marca e disponibiliza Freelander 2, Discovery, além dos luxuosos Range Rover Evoque e Range Rover, todos em rodízio a depender do dia, com testes das 14h às 19h, saindo também do portão 2.

Carsale mostra o que você pode acelerar no Salão

FERRARI? PODE SER, MAS PAGA
Ainda que não seja iniciativa da marca da Fiat, é possível também andar de Ferrari F 355 Berlinetta. A empresa Drive for Fun vai sortear 15 pessoas para passeios gratuitos que serão realizados em momentos específicos e fora da área do Anhembi, na rodovia dos Bandeirantes (que liga a capital ao interior do Estado).

Agora, atenção: se você não for um dos sorteados vai precisar pagar (e caro): quem se inscrever terá de desembolsar R$ 675 pela voltinha no superesportivo. A empresa afirma que o valor é "promocional", já que fora do período do Salão de SP os pacotes custam R$ 900.