Topo

VW Golf é o carro mais seguro, diz Latin NCAP; Corolla quase chega lá

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2014 13h07Atualizada em 23/10/2014 17h26

O Volkswagen Golf 7, atualmente importado do México, foi o primeiro modelo a obter o número máximo de estrelas possíveis (cinco) na segurança do passageiro infantil no Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP), segundo resultados da quinta fase de testes de colisão divulgados nesta quinta-feira (23).

O carro da Volks também obteve cinco estrelas na segurança do passageiro adulto, o que o consagra como o carro mais seguro já avaliado pelo programa.

Teste lateral do Volkswagen Golf 7 no Latin NCAP - Reprodução - Reprodução
Teste de impacto lateral do Volkswagen Golf no Latin NCAP: carro deu show
Imagem: Reprodução
O Toyota Corolla de nova geração, semelhante ao vendido nos Estados Unidos (a plataforma é a mesma do nacional), ficou com cinco estrelas para adulto e quatro para a segurança do passageiro criança.

NO RELATÓRIO
De acordo com informações divulgadas pelo Latin NCAP, o bom desempenho do Golf quanto à proteção do passageiro criança deve-se ao uso das ancoragens Isofix para cadeirinhas infantis (a avaliação é da criança no banco de trás, como é lei). Diz a nota da entidade: "[O Golf 7] também apresenta ancoragens superiores para Sistemas de Retenção Infantil (SRI), tem ótima dinâmica e é compatível com a maioria das cadeirinhas disponíveis no mercado."

Toyota Corolla com visual do mercado norte-americano no Latin NCAP - Divulgação - Divulgação
Toyota Corolla americano é destruído no teste do Latin NCAP: bom para adultos
Imagem: Divulgação
Já o Corolla conseguiu cinco estrelas em dois testes de colisão: impacto frontal a 64km/h e teste de batida lateral a 50km/h. Embora não tenha atingido a nota máxima, seu desempenho na proteção do passageiro criança foi considerado bom, e pelos mesmos fatores atribuídos ao Golf (Isofix, SRI etc.)