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Ford lança Ka com motor 1.5 para passar dos 10 mil/mês

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/10/2014 17h08

A Ford está dividindo a inclusão do novo Ford Ka no mercado nacional em etapas. Primeiro, iniciou as vendas da configuração hatch 1.0, em agosto. Esta semana, chegaram às concessionárias as unidades do Ka+ (o sedã). Até o fim de outubro, as lojas também passarão a ser abastecidas com o 1.5, que foi apresentado a jornalistas nesta sexta-feira (17), em São Paulo (SP).

Equipado com o mesmo propulsor Sigma 1.5 flex do New Fiesta, que gera 105/110 cv de potência (a 5.500/6.500 rpm), e 14,6/14,9 kgfm de torque (a 4.250 rpm), respectivamente com gasolina e etanol, o hatch parte de R$ 40.390 e será comercializado em três versões, contendo exatamente com os mesmos pacotes do Ka com propulsor 1-litro Fox TiVCT, também bicombustível.

Confira:

KA SE 1.5 -- R$ 40.390
De série: ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; travas elétricas com controle remoto; sistema My Connection Gen.3 com rádio AM/FM, USB e Bluetooth, com quatro alto-falantes; My Ford Dock (compartimento para smartphone); airbag duplo; freios com ABS/EBD (antitravamento e distribuição de força) e CBC (controle de frenagem em curvas); limpador e desembaçador traseiros; chave canivete; roda aro 14" com calota integral e pneus de baixo atrito (175/65); maçanetas e retrovisores na cor do veículo; 21 porta-objetos; indicador de troca de marcha; conta-giros; abertura elétrica do porta-malas (capacidade para 257 litros); e ajuste de altura da coluna de direção.

KA SE PLUS 1.5 -- R$ 42.390
Acrescenta ao SE: vidros elétricos traseiros; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português; volante multifuncional.

KA SEL 1.5 -- R$ 44.990
Acrescenta ao SE Plus: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito (195/55); luzes de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; ajuste de altura do banco do motorista; grade dianteira com aplique cromado; e lanternas traseiras escurecidas.

CLUBE DOS CINCO
Em setembro, só com as versões 1.0, o Ka já conseguiu aparecer entre os 15 carros mais vendidos do país, em 12º lugar, com 7.093 emplacamentos. Ao incluir a motorização de 1,5 litro, a meta é ultrapassar em breve -- provavelmente já em novembro -- a barreira de 10 mil unidades vendidas ao mês (desse total, a configuração 1.5 seria responsável por 30%), tornando-se o quinto elemento de um clube do qual fazem parte, atualmente, só quatro modelos: Fiat Palio e Strada, Chevrolet Onix e Volkswagen Gol.

Para isso, a Ford também espera ganhar espaço em outro segmento, o de vendas diretas, dominado hoje por GM, Renault e, especialmente, por Volkswagen. Com o New Fiesta, um compacto premium, o percentual de veículos negociados com frotistas mal passava dos 10%. No caso do Ka, um modelo mais "racional", a marca acredita que o volume deve crescer a um patamar compatível com a média do mercado: 25%.

CANIBALIZAÇÃO
Antes do lançamento do Ka, uma das grandes dúvidas era se sua nova geração iria roubar clientes do New Fiesta. Justamente por isso, a Ford pegou todos de surpresa ao anunciar que também venderia o compacto com o propulsor Sigma 1.5. "Isso não deve acontecer, pois os perfis são diferentes. O Ka é voltado a um público que gosta de um carro mais alto, espaçoso e econômico. Já o Fiesta tem pegada esportiva", justificou o gerente de produto da montadora, André Leite.

De fato, o hatch premium ainda não foi afetado pela chegada do "primo", pois emplacou 6 mil unidades no último mês, algo próximo de sua média recente. Vale lembrar, porém, que o Ka só esteve disponível com motor 1.0 até aqui. Portanto, será a partir de novembro, o primeiro mês cheio em que as versões 1.5 estarão no mercado, que enfim saberemos se o Kazinho é, ou não, um canibal do próprio parente.