Topo

Nissan surpreende e anuncia jipinho nacional para o Salão de SP

Protótipo de jipinho é derivado do conceito Extrem (2012) e deve originar um SUV - Divulgação
Protótipo de jipinho é derivado do conceito Extrem (2012) e deve originar um SUV Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/10/2014 13h42Atualizada em 14/10/2014 17h27

A Nissan do Brasil soltou, nesta terça-feira (14), um teaser de sua principal atração no Salão de São Paulo 2014. A imagem mostra a silhueta de um SUV, com apenas uma das lentes do conjunto óptico e parte da grade visíveis. O texto que acompanha o comunicado indica tratar-se de um conceito, mas já há pistas suficientes para apontar os planos da marca para o mercado brasileiro num futuro próximo.

O protótipo é, na verdade, uma segunda variação do conceito Extrem, apresentado na edição de 2012 do salão. Conforme explicou à época o vice-presidente mundial de criação da marca, Shiro Nakamura, é uma proposta de SUV compacto "pensada especificamente para o público do Brasil".

Na época, a montadora evitou cravar quais eram suas intenções em relação ao Extrem. Contudo, ao apresentar o conceito atualizado -- certamente muito mais próximo de sua versão definitiva -- , deixa claro o desejo de comercializar o jipinho por aqui, produzindo-o na recém-inaugurada fábrica de Resende (RJ), junto com o compacto New March e o sedã pequeno Versa, com quem compartilha plataforma.

Segundo um representante da NIssan, o futuro SUV não guarda relação com o Terrano, modelo comercializado na Índia e montado sobre a plataforma do Dacia Duster (mas de porte maior). 

Nissan Extrem - Brazil Photo Press - Brazil Photo Press
Estudo de SUV compacto exclusivo para o Brasil surgiu da cabeça do vice-presidente de criação da Nissan, a partir do momento em que se decidiu ter fábrica no país
Imagem: Brazil Photo Press
SAYONARA, NOTE
Este plano também fecharia a gama de modelos compactos nacionalizados da Nissan, excluindo da relação o Versa Note, considerado hatch no exterior e que poderia ser vendido ocupando espaço entre este nicho e o de monovolumes no Brasil -- substituindo assim o monovolume Livina. O carro chegou a ser visto como alegoria nos carros da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no desfile do Carnaval do Rio, este ano. Agora, porém, pode ser considerado carta fora do baralho.

UOL Carros lembra que a rival Honda -- marca na qual a Nissan se "espelharia" -- tem em sua linha o Fit (entre hatch e monovolume), o sedã compacto City e o futuro SUV pequeno Vezel/HR-V, todos construídos sobre a mesma plataforma compacta. Este último, mais o Ford EcoSport, são os alvos do futuro jipinho de Resende.