Topo

VW festeja veículo nº 200 milhões apresentando um carro-moto

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/10/2014 19h09

O Grupo Volkswagen, maior fabricante europeu, anunciou nesta quarta-feira (1), em Paris, na véspera do salão do automóvel francês, ter completado a produção de 200 milhões de veículos em todo o mundo. Para marcar a conquista, apresentou aos jornalistas o conceito XL Sport, com motor de motocicleta assinado pela Ducati.

Os 200 milhões de veículos referem-se a todas as marcas do grupo: Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat e Skoda, além da carro-chefe Volkswagen e da própria Ducati, hoje pertencente à Audi. O Grupo VW também produz caminhões e ônibus, mas não foi divulgado se eles entraram na conta. O anúncio é particularmente impressionante porque o grupo -- que almeja ser o maior fabricante do mundo até 2018 -- chegou a 100 milhões de veículos produzidos em 1999, apenas 15 anos atrás.

Volkswagen Night Paris 2014 - AFP - AFP
Volkswagen XL Sport Concept, dotado de motor V2 de moto da Ducati
Imagem: AFP
Também para comemorar o feito, o chefão mundial do grupo, Martin Winterkorn, fez uma doação de 200 mil euros (atenção: 200.000, e não 200.000.000) a uma ONG da área de cinema dirigida pela atriz Catherine Deneuve. O mimo aconteceu durante a Volkswagen Night, tradicional evento que a empresa promove na véspera dos dias de imprensa do Salão de Paris (nesta quinta e sexta, 2 e 3).

Foi nela que o XL Sport Concept chamou a atenção entre outras atrações do grupo. As formas do cupê de 4,3 metros lembram o Audi R8, mas o nome entrega o parentesco com o híbrido XL1, movido a diesel e eletricidade (sistema plug-in), de dois lugares, produção limitada e anunciado como capaz de percorrer 100 km com 1 litro do combustível. Foi sobre a base dele que o novo protótipo foi concebido.

A eficiência também parece ser um apelo do XL Sport (não o principal), que é proposto com motor V2 da Ducati 1199 Superleggera, de 1,2 litro, capaz de trabalhar até 11.000 rpm e produzir 200 cavalos de potência, chegando à velocidade máxima de 270 km/h (o modelo pesa apenas 890 kg). A carroceria contém carbono e magnésio. São características -- motor pequeno e materiais leves -- que sugerem baixíssimo consumo de combustível, mas não foram divulgados números, nem se haverá produção em série.