Topo

Ford vende mais de 7.000 unidades do novo Ka em setembro

Ford Ka SEL 2015 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Mesmo custando pelo menos R$ 35 mil, Ka vende mais que up!, que começa em R$ 26 mil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/10/2014 14h03

O Novo Ka chegou com força no mercado e mostrou excelente desempenho em seu primeiro mês completo de vendas, com 7.088 unidades emplacadas em setembro (apenas do hatch), de acordo com dados do Renavam.

O desempenho da Ford com o Ka deve ser motivo de inveja para a Volkswagen, que esperava números maiores ou pelo menos parecidos com o up!, mas até hoje não viu seu subcompacto vender mais que 7 mil carros em um mesmo mês -- a média do carrinho da Volks é de 5,8 mil unidades mensais (são 35.197 no ano).

O resultado expressivo do Ka, segundo executivos da Ford, se deve o crescimento da marca no segmento de hatches compactos, com 13.578 unidades do Novo Ka, New Fiesta e Fiesta Rocam (este último representado por 601 unidades remanescentes). Em relação às 8.818 unidades de agosto, é um aumento de 54%. "Isso mostra que o Novo Ka atraiu clientes para a marca sem tirar vendas do New Fiesta", diz André Leite, gerente de Marketing de Produto da Ford.

A convivência harmoniosa com o New Fiesta afasta um dos principais efeitos evitados pelas marcas, a "canibalização" entre seus modelos. Com o aumento da disponibilidade nas concessionárias, a expectativa da Ford é de que o novo Ka continue a conquistar espaço dentro do segmento.