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Este ônibus urbano é melhor que o carro aí na sua garagem; assista

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/09/2014 00h13

Na Semana da Mobilidade, UOL Carros não apenas mostra que veículos de quatro rodas podem ser bons companheiros para bikes -- e vice-versa --, como também prova que ninguém precisa se ver perdido, diminuído ou prejudicado em trocar o carro pelo transporte público. Pelo contrário. Mostramos agora um ônibus que é muito, muito melhor que o carro que você tem aí na garagem.

É como naquele antiga piada que tentava fazer graça com quem não tinha carro importado. Mas aqui é só vantagem: andar num "Mercedão que leva quase 200 pessoas e tem motorista próprio" é mesmo mais seguro, confortável e vantajoso do que circular na maior parte dos carros que tomam as nossas ruas.

Nosso "teste" foi feito em um Mercedes-Benz Superarticulado com carroceria Caio, modelo que estreou há pouco na cidade de São Paulo e região do ABC com diferenciais de tecnologia e potência. Motor traseiro turbodiesel de seis cilindros em linha, de 12 litros, 360 cavalos de potência e 163 kgfm de torque. Suspensão pneumática com comando de altura. Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras, com sistemas ABS (antiblocante) e top brake (freio auxiliar automático, que entra em ação toda vez que se deixa de pisar no acelerador). Quatorze rodas de aro de 22,5 polegadas, calçadas pneus 295/80. Câmbio automático de quatro ou seis marchas, controles de tração e estabilidade avançados e eixo traseiro direcional, que também esterça e garante manobras mais suaves e precisas.

Com a força colossal dos 163 kgfm, nosso ônibus poderia empurrar tranquilamente uma fila de 10 Fiat Uno 2015 -- ou 10 Volkswagen up! -- acelerando em sentido contrário.

SÓ DÁ O BUSÃO
Mas o tema aqui é tranquilidade, não embate. A bordo temos ambiente que certamente você só encontraria em poucos carros de alto luxo e todos custando cerca de R$ 1 milhão. Ar-condicionado automático, internet aberta por wi-fi e tomadas espalhadas pela lateral da cabine são diferenciais do modelo e permitem que você navegue com o celular e até adiante o trabalho usando um laptop enquanto percorre seu trajeto.

E tudo isso ao custo de uma passagem de ônibus. Ao todo, já são 20 ônibus como este rodando na cidade de São Paulo, onde a Prefeitura garante que outros 150 chegarão até o final do ano como parte da renovação total de 600 dos 14.700 ônibus da frota. Na Grande São Paulo e regiões metropolitanas, rodam outros 30, como o que UOL Carros observou de perto. E contando todo o Brasil (regiões metropolitanas de RJ, PR e DF, entre outros) são quase 600.

Vantagem do ônibus também na ocupação inteligente da rua: com 23 metros, transporta até 169 passageiros, em diferentes configurações (a proporção entre pessoas que viajam sentadas ou de pé e números de porta para embarque/desembarque). O mesmo espaço seria ocupado por no máximo seis carros populares, que transportam no máximo cinco pessoas cada, num total de 30 ocupantes. Se o carro escolhido fosse um luxuoso Mercedes Classe S, pior ainda: caberiam apenas quatro, já que cada um tem 5,12 m de para-choque a para-choque, e apenas 20 pessoas seriam transportadas (as confortáveis poltronas só levam quatro pessoas).

Se a decisão for em cifras superlativas, vitória também do ônibus: o preço do Superarticulado, encarroçado desta forma e com ar-condicionado e wifi se aproxima dos R$ 850 mil. E aí, se convenceu?