Símbolo da globalização, Ford Mustang 2015 começou a nascer em 2009
A sexta geração do Ford Mustang, que começa a ser vendida nos Estados Unidos em outubro e que deve chegar ao Brasil em 2015 ou 2016, começou a ser esboçada cinco anos atrás -- ao mesmo tempo em que se iniciava a produção da geração anterior, e um ano antes de a General Motors relançar o Chevrolet Camaro, seu maior rival.
A Ford liberou algumas informações sobre o projeto do esportivo, que na nova geração passou por uma reforma crucial, buscando agradar a pessoas mais jovens e, pela primeira vez, a clientes de 120 países que jamais tiveram o Mustang à venda de forma oficial.
Segundo a Ford, o desenvolvimento do Mustang 2015 data de meados de 2009, quando a quinta geração entrou para valer na linha de montagem de Flat Rock (Michigan). Designers fizeram centenas de esboços do futuro esportivo, que passaram a ser analisados para encontrar uma fórmula que não apagasse a tradição do Mustang, mas que o fizesse mais contemporâneo também. A opinião de proprietários do modelo também foi levada em consideração.
"Passamos muito tempo com a equipe e os clientes discutindo a história do Mustang e o que ele significa para as pessoas", disse Moray Callum, vice-presidente de design global da Ford, num comunicado distribuído pela empresa. Concluímos que era necessário avançar com um design moderno, mas mantendo a essência", completou.
Alguns aspectos eram "sagrados", como o par de lanternas traseiras seccionadas em três luzes e o capô do motor alongado; outros precisavam ser melhorados e/ou extintos: a linha de caráter lateral inferior deveria ser repensada, e as pequenas janelas laterais traseiras não poderiam mais continuar separadas das dianteiras.
A competição foi afunilando ao longo de 2010 e 2011, quando os executivos da Ford chegaram a três propostas. Elas foram esculpidas em argila, em tamanho natural; é um procedimento-padrão na indústria automotiva, o qual permite ajustes finos nas linhas do futuro carro, inclusive feitos com a mão livre, se necessário.
Entre 2012 e 2013, enfim, a Ford chegou ao Mustang de 6ª geração, que será dirigido por UOL Carros nesta quarta-feira (24). Suas principais novidades, além do visual trabalhado pelo escritório de design da fabricante desde 2009 (e que o deixa mais alinhado com a gama global da Ford, inclusive assemelhando-o a modelos com o Fusion), são a opção de motor turbo EcoBoost 2.3, de apenas quatro cilindros (contrariando a tradição dos V6 e V8) e a adoção de suspensões independentes nas rodas traseiras -- em nome do conforto.
Viagem a convite da Ford do Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.