Topo

Saiba quais são os 10 carros mais vendidos para quem faz 18 anos

Concessionária da Nissan em São Paulo - Ivan Ribeiro/Folhapress - Ivan Ribeiro/Folhapress
Carros populares costumam ser os mais procurados pelos jovens motoristas
Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapress

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2014 07h00

Alguns ganham dos pais, outros fecham desde cedo contrato com consórcio e muitos se apertam em um financiamento para ter seu primeiro carro aos 18 anos, idade tão esperada para a garotada que gosta de carro -- vale lembrar que, no Brasil, a permissão para dirigir começa oficialmente somente a partir desta idade.

As fabricantes sabem que esse público existe e, para eles, criam edições especiais e preços promocionais de seus modelos, com diversas vantagens e facilidades de compra. Importante salientar que esta tendência deve crescer ainda mais com a introdução da internet móvel ao carro, já que vários modelos do segmento de entrada hoje em dia oferecem conexão com smartphones e multimídia baseados no próprio celular do motorista, como Chevrolet Onix (MyLink) e Ford Ka (Sync), por exemplo.

UOL Carros entrou em contato com as marcas e concessionárias para mostrar abaixo quais são os veículos mais vendidos de cada fabricante para a "molecada". A lista segue o ranking da Fenabrave, composto, na ordem, por Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford, Hyundai, Renault, Toyota, Honda, Nissan e Citroën.

Fiat Uno Rua 2014 - Divulgação - Divulgação
Novo Uno é constantemente negociado com pessoas desta faixa etária
Imagem: Divulgação
Marca: Fiat.
Modelo: Uno.
Preço: a partir de R$ 26.110.
Emplacamentos em 2013: 184.362.
Emplacamentos em agosto de 2014: 10.922.

O Uno vence o Palio no prêmio de Fiat mais vendido para pessoas de 18 anos. Segundo a marca, um dos atrativos para isso é o desenho do carro, inspirado no estilo "round square" (quadrado arredondado, em inglês), "que atrai até crianças". Mas fique atento: o Uno muda de cara ainda nesta semana.

Chevrolet Onix LollaPalooza - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Chevrolet Onix mudou a porta de entrada da marca, antes liderada pelo Celta
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Chevrolet.
Modelo: Onix.
Preço: a partir de R$ 36.200.
Emplacamentos em 2013: 122.333.
Emplacamentos em agosto de 2014: 10.285.

O posto que pertencia ao Celta desde meados de 2013 passou a ser do Onix, hatch da Chevrolet mais vendido para jovens que buscam pelo seu primeiro carro. "O sistema MyLink é um dos grandes fatores que influenciam garotos de 18 a 19 anos a optarem pelo Onix", garantem praticamente todos os revendedores da GM que conversaram com a reportagem. A tecnologia permite conexão com celular via Bluetooth e acesso à internet e a vários outros aplicativos.

Volkswagen Gol 615 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Além de ser o mais vendido da Volks, Gol também é o campeão entre a garotada
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Volkswagen.
Modelo: Gol.
Preço: a partir de R$ 32.490.
Emplacamentos em 2013: 255.057.
Emplacamentos em agosto de 2014: 14.198.

O carro mais vendido do país há 27 anos também é o mais pedido por jovens de 18 anos "e até por quem é menor de idade", garantem concessionários da marca, que afirmam que o modelo até hoje é símbolo de robustez e confiabilidade, além de ser um carro "fácil para preparação".

Ford Ka SEL 2015 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Nova geração do Ford Ka é totalmente focada na interatividade com celulares
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Ford.
Modelo: Ka.
Preço: a partir de R$ 35.390.
Emplacamentos em 2013: 29.911 (dados da geração anterior).
Emplacamentos em agosto de 2014: 319 (inclui dados da geração anterior).

Com a aposentadoria do Fiesta Rocam, até então o carro mais barato da Ford e mais vendido para pessoas de 18 anos, o posto de modelo desenvolvido para o público mais novo fica com o Ka, hatch compacto (agora global) da empresa, que terá a função de atrair novos compradores através do uso de novas tecnologias, como o My Ford Dock, sistema que funciona diretamente sob os comandos de um celular e age integrado ao Sync. A Ford acredita ser capaz de vender até 10 mil unidades por mês. Saiba mais sobre ele aqui.

Hyundai HB20 Copa - Divulgação - Divulgação
Hyundai HB20 é o modelo mais vendido da história da marca no Brasil
Imagem: Divulgação
Marca: Hyundai.
Modelo: HB20.
Preço: a partir de R$ 35.760.
Emplacamentos em 2013: 122.320.
Emplacamentos em agosto de 2014: 9.074.

Além de ter revolucionado a história da Hyundai no Brasil, o HB20 também abriu as portas para clientes que gostariam de ter um carro coreano, mas que não possuíam ao menos R$ 50 mil (à época) para comprar um Kia Soul ou um i30. Automaticamente ele se transformou no carro mais vendido para compradores de 18 anos -- e um dos grandes frequentadores do top 10 do ranking dos mais vendidos da Fenabrave.

Renault Sandero 2015 - Rodolfo Buhrer/La Imagem/Divulgação - Rodolfo Buhrer/La Imagem/Divulgação
Mesmo custando mais que o Clio, Renault Sandero é o mais vendido da marca
Imagem: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Divulgação
Marca: Renault.
Modelo: Sandero.
Preço: a partir de R$ 30.290.
Emplacamentos em 2013: 102.514.
Emplacamentos em agosto de 2014: 7.278.

O Sandero faz sucesso pelo ótimo espaço interno e por oferecer uma boa quantidade de equipamentos a preços competitivos em relação aos principais concorrentes -- e isso não muda quando o consumidor é mais jovem. Além de ser o Renault mais vendido para quem tem 18 anos, o carro que acaba de ganhar nova geração também agrega a partir de agora recursos tecnológicos para conquistar a garotada, como o sistema multimídia com tela colorida no painel. Saiba mais sobre ele.

Toyota Etios 2013 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Etios vende pouco, mas abriu caminho para quem sempre quis um Toyota
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Toyota.
Modelo: Etios.
Preço: a partir de R$ 37.960.
Emplacamentos em 2013: 34.801.
Emplacamentos em agosto de 2014: 3.234.

A meta da Toyota durante o lançamento do Etios, em 2012, era vender 70 mil unidades anualmente. Em 2013, foram cerca de 62 mil carros vendidos no Brasil (e outros 6 mil exportados para a Argentina). Esses números fizeram com que a empresa desse um salto nas vendas, crescesse no mercado brasileiro e abrisse suas portas para novos tipos de consumidores -- entre eles, os jovens de 18 anos.

Honda Fit LX CVT - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Entre os modelos da Honda, o Fit é o mais vendido para pessoas mais jovens
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Honda.
Modelo: Fit.
Preço: a partir de R$ 49.900.
Emplacamentos em 2013: 40.637 (dados da geração anterior).
Emplacamentos em agosto de 2014: 4.880 (inclui dados da geração anterior).

O Fit não é o carro mais vendido da Honda no Brasil, mas é o modelo mais negociado com pessoas de 18 anos. "Quem procura o Fit são pessoas mais novas e que buscam por versatilidade e arrojo. O Civic é o que mais vende, mas não para os mais jovens", revelam lojistas da marca japonesa. Conheça a nova geração.

Nissan March 2014 na cor azul "Pacific" - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
March é o carro mais vendido da Nissan em todos os quesitos
Imagem: Murilo Góes/UOL
Marca: Nissan.
Modelo: March.
Preço: a partir de R$ 32.990.
Emplacamentos em 2013: 24.255.
Emplacamentos em agosto de 2014: 2.292.

Desde seu lançamento no Brasil, em 2011 (quando ainda vinha do México), o Nissan March tem como objetivo ser a porta de entrada para quem quer comprar um carro japonês. Este fato o credencia como modelo da Nissan mais vendido para quem tem 18 anos, principalmente pelos valores e pela facilidade da compra. Desde abril o carro é fabricado no Brasil.

Citroën C3 2015 - Divulgação - Divulgação
C3 é o mais vendido da Citroën há anos; nova geração manteve bons números
Imagem: Divulgação
Marca: Citroën.
Modelo: C3.
Preço: a partir de R$ 40.990.
Emplacamentos em 2013: 33.669.
Emplacamentos em agosto de 2014: 2.272.

O carro mais acessível da marca francesa no país também é o mais adquirido por pessoas de 18 anos, apesar de o número de vendas não permitir uma comparação com modelos de outras marcas. "A Citroën é uma marca mais premium, mas isso não significa que não existam clientes de 18 anos para este segmento", alertam alguns dos concessionários da marca. Para se ter uma ideia, atrás do C3 o carro mais comprado da marca por pessoas desta faixa etária é o C4, que tem vendido apenas algumas dezenas de unidades mensalmente.