Semáforos inteligentes já estão prontos para dominar o trânsito
Conectividade e automação (releia o Especial: carros que andam sozinhos) são duas soluções em que os automóveis, daqui em diante, mais avançarão. O segundo recurso ainda depende de redução de custos e de alguma regulamentação adicional dos códigos de trânsito de cada país. Mas a utilização em massa de possibilidades da rede mundial interconectada de computadores, que a internet coloca à disposição, ainda terá desdobramentos surpreendentes para a indústria automobilística.
Na recente CES (Feira de Eletrônica de Consumo, em inglês), em Las Vegas, uma nova tecnologia de reconhecimento avançado dos semáforos de trânsito foi demonstrada para aliviar a dura rotina dos motoristas das cidades. De quebra, ela também pode melhorar a fluidez e evitar pesadas multas de desrespeito eventual à sinalização, além de proteger pedestres e os próprios motoristas.
ONDA VERDE ELETRÔNICA
Iniciativa da Audi foi de atrelar a internet a bordo dos carros à rede de semáforos inteligentes que muitas cidades já utilizam por meio de computadores centrais de controle de trânsito.
A novidade é capaz de assimilar em tempo real a sequência e o intervalo de troca de sinais no entorno do carro. Em seguida, ela transmite essa referência ao quadro de instrumentos e o Sistema de Informações ao Motorista (SIM) mostra a velocidade correta para que o veículo alcance o maior número possível de sinais verdes. Um ícone representa o semáforo com as três luzes.
Se o automóvel está parado no sinal vermelho, o SIM calculará o tempo restante até mudar para o verde e reproduzirá uma contagem regressiva no painel. Esse recurso se integra ao sistema start/stop do motor e providenciará a partida automática cinco segundos antes de o sinal abrir.
MENOS POLUENTES
Pelos cálculos da Audi, a interação online da rede de semáforos com os carros em movimento tem potencial de reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) em até 15%, em razão de economizar quase 1 bilhão de litros de combustível por ano, se utilizada em toda a Alemanha, cuja frota total é de quase 50 milhões de veículos.
Segundo a fabricante, a tecnologia já está totalmente funcional, testada e pronta para entrar em produção em toda sua linha, à espera apenas de autorização governamental. Uma demonstração nas avenidas e estradas em torno de Las Vegas, em janeiro, com 50 semáforos ou faróis, foi bem sucedida. Testes também estão em curso na região italiana de Verona e envolvem 60 sinais pelo centro da cidade.
Experiência mais abrangente é em Berlim. Na capital alemã, 25 clientes de carros comuns equipados com o sistema interagem com sucesso à rede de 1.000 semáforos inteligentes da cidade.PEQUENOS PASSOS
Conectividade entre automóveis, motoristas e o mundo digital já permite que o veículo procure sozinho, sem ninguém atrás do volante, uma vaga em estacionamento, faça as manobras para entrar na vaga e depois saia e retorne às mãos do seu dono, apenas ao sinal enviado por telefone inteligente.
Acredita-se que antes de se autorizar, em larga escala, a direção autônoma por ruas e estradas, a utilização em velocidade reduzida nos estacionamentos servirá de teste definitivo para a nova tecnologia. Afinal, ela envolve baixos riscos, além de se sujeitar menos a adaptações da legislação de trânsito e a questões jurídicas de responsabilidade civil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.