Topo

Trunfo da Volvo, novo XC90 estreia em Paris e será vendido pela web

Volvo XC90 frente - Divulgação - Divulgação
Não estamos lançando um carro, mas sim "relançando nossa marca", diz Volvo
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2014 21h47

A Volvo revelou nesta terça-feira (26) a nova geração do SUV XC90, modelo que marca a estreia da plataforma global da empresa (feita em parceria com a Geely, sua atual proprietária), chamada de Scalabre Product Architecture (SPA).

"Esse é um dos dias mais importantes da nossa história. Não estamos lançando um carro, mas sim relançando nossa marca. O XC90 abre caminho para um novo portfólio de carros que chegarão nos próximos anos", explica Hakan Samuelsson, presidente mundial da empresa.

O XC90 2015 é o primeiro carro a trazer a nova identidade visual da Volvo, que também servirá de base para a próxima geração de carros da marca. Sua apresentação oficial está agendada para o Salão de Paris, que acontece em outubro.

Volvo XC90 híbrido - Divulgação - Divulgação
Versão híbrida (recarregável em fonte externa) tem 400 cv e 65,3 kgfm de torque
Imagem: Divulgação
MOTOR
O SUV oferece quatro opções de motores, sempre com quatro cilindros e 2 litros: T5 (254 cv e 35,7 kgfm de torque a gasolina); T6, com turbo e compressor (320 cv e 40,8 kgfm); D4 (190 cv e 40,8 kgfm turbodiesel); D5 (225 cv e 47,9 kgfm, também a diesel); e T8, versão híbrida (recarregável em fonte externa), que soma um motor elétrico e faz o carro chegar a 400 cv e 65,3 kgfm de torque (gasolina). 

O câmbio é sempre automático de oito marchas.SEGURANÇA
Entre os itens de segurança o carro inclui um pacote de proteção para saídas não intencionais da pista e o sistema de frenagem automática em cruzamentos. O XC90 também é cotado a ser um dos primeiros carros autônomos da Volvo.

"Essas novas tecnologias vão nos levar um passo à frente. Não teremos nenhuma vítima fatal ou ferida gravemente dentro de um novo carro da marca até 2020", avisa Peter Mertens, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento.

Volvo XC90 interior - Divulgação - Divulgação
Interior do carro é o mais luxuoso já desenhado pela Volvo, segundo a marca
Imagem: Divulgação
INTERIOR REFINADO
A parte interna do carro é "a mais luxuosa já desenhada para um Volvo", diz a marca. O painel central tátil, elemento principal do sistema de controle do carro, é livre de botões, por exemplo. A qualidade é de primeira, de acordo com a marca.São sete lugares espaçosos, até mesmo para os passageiros da terceira fileira, com conforto para ocupantes "de até 1,70 metro".

Além disso, o ar-condicionado tem quatro zonas de resfriamento, o sistema multimídia oferece reconhecimento de voz e o áudio usa alto-falantes da marca Bowers&Wilkins, além de um amplificador de 1.400 watts.

Volvo XC90 interior - Divulgação - Divulgação
Interior do carro é o mais luxuoso já desenhado pela Volvo, segundo a marca
Imagem: Divulgação
Volvo XC90 traseira 1 - Divulgação - Divulgação
Modelo será lançado no Salão de Paris, que acontece em outubro
Imagem: Divulgação