Topo

Volkswagen Saveiro Cabine Dupla, R$ 47.490, quer brecar Fiat Strada

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2014 21h40

Faz anos que a Fiat detém a liderança nas vendas de comerciais leves no Brasil, muito por conta do sucesso da picapinha Strada, referência em seu segmento. Tentando incomodar a concorrência, a Volkswagen lançou nesta segunda-feira (18), em São Paulo (SP), três novas versões com cabine dupla de sua picape compacta, a Saveiro, com preço inicial de R$ 47.490. A entrega, porém, ainda demora um pouco: o modelo só estará nas lojas na segunda quinzena do mês de setembro.

Para produzir as sete versões da Saveiro 2015, a marca precisou investir R$ 300 milhões em adaptações à fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Como retorno, espera para 2014 um aumento de 53% no volume de vendas em relação ao ano passado, atingindo 110 mil unidades. Ainda não chegaria na Strada, que fechou 2013 com 122.904 emplacamentos e já tem 87.902 na prévia de julho deste ano, segundo a Fenabrave. De qualquer forma, incomodaria um pouco mais a líder.

A previsão é mais realista do que pode parecer se pensarmos que, até hoje, a Saveiro não possuía uma configuração chamativa para vendas no varejo. Atualmente, o modelo é só o quinto comercial leve mais negociado nesse tipo de venda, também de acordo com a Fenabrave, perdendo até para utilitários maiores, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. É nesse nicho que a Saveiro pretende atuar com mais força, pescando especialmente principalmente "famílias com um filho pequeno".

Confira o que cada versão da picape com cabine dupla traz:

SAVEIRO TRENDLINE CD 1.6 -- R$ 47.490
Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv; direção hidráulica; vidros elétricos; travamento central das portas; comfort blinker (sinalização de mudança de direção com um toque); antena de teto; alerta sonoro para lanternas ligadas; banco do motorista com regulagem de altura; bancos traseiros com três apoios de cabeça; terceira luz de freio e iluminação da caçamba; chave canivete; desembaçador de vidro traseiro; ESS (sinal emergencial de parada); grade dianteira preta; indicador de troca de marcha; freios a disco nas quatro rodas; janelas laterais traseiras basculantes; faróis duplos com máscara negra; porta-copos e porta-revistas laterais e central; tomada 12V; bagageiro no teto; santantônio com função de aerofólio; preparação para som; cinto de segurança dianteiros com regulagem de altura; caçamba com protetor e amortecedor na porta; rodas de aço aro 14 polegadas 175/70; e os obrigatórios airbags frontais e sistema ABS (antitravamento) nos freios.

SAVEIRO HIGHLINE CD 1.6 -- R$ 52.720
Todos os itens da versão Trendline CD 1.6, mais: quatro alto-falantes; alarme sem chave; ar-condicionado; volante multifuncional com controles de rádio, telefone e I-System; vidros elétricos com limitador de força; parachoque, capa dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo; coluna central adesivada em preto; chave canivete com controle remoto; cintos de segurança laterais traseiros com três pontos; para-sóis com espelhos; frisos laterais cromados; lanternas traseiras de neblina; lanternas traseiras escurecidas; retrovisores com luzes de de direção; grade dianteira e peças internas com frisos cromado; para-brisa degradê; rádio  CD/MP3, Bluetooth e interface para iPod, USB e Aux-in; retrovisores externos com ajuste elétrico e "tilt down"; e rodas de aço aro 15 polegadas 205/60

SAVEIRO CROSS CD 1.6 -- R$ 59.990
Motor 1.6 EA211, de 16 válvulas e 120 cv, e todos os itens da versão Highline CD 1.6, mais: ABS com função "off-road", assistente e distribuição eletrônica de frenagem; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle eletrônico de estabilidade; assistente de partida em subida; faróis de neblina; para-choques e frisos laterais exclusivos; molduras nas soleiras e caixas de rodas; para-sóis com espelhos iluminados; pedaleiras esportivas; sensor traseiro de estacionamento; travas elétricas com controle remoto; volante multifuncional em couro com controles de rádio, telefone e I-System.

Revestimentos em couro sintético, sensor de chuva e luminosidade, piloto automático e retrovisor interno eletrocrômico são sempre opcionais.

Volkswagen Saveiro Cabine Dupla 2015 - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Com versão Cabine Dupla, Saveiro finalmente vai encarar Fiat Strada
Imagem: Leonardo Felix/UOL

PRÓS E CONTRAS
De maneira surpreendente, a Saveiro cabine dupla manteve só duas portas -- provavelmente porque a Volks não quis "dar o braço a torcer" e copiar a rival, e aí pode estar seu grande ponto fraco em relação à Strada: acessar os bancos de trás não é tão fácil, principalmente porque os bancos dianteiros não são corrediços.

Uma vez lá dentro, vem a impressão positiva: por ter oito centímetros a mais de comprimento (4,49 m contra 4,41 m), a Saveiro consegue oferecer espaço bem mais amplo para as pernas, sem perder para a rival no quesito capacidade da caçamba -- cada uma tem 580 litros. Na verdade, os alemães até levam vantagem neste último item, porque conseguiram alocar o estepe abaixo da caçamba, enquanto o da Strada fica na parte de cima. Na altura, as duas praticamente se equivalem, ficando na casa de 1,55 m.

Volkswagen Saveiro Cross CD 2015 - Divulgação - Divulgação
Saveiro CD tem janela basculante e desembaçador do vidro traseiro
Imagem: Divulgação
Desembaçador do vidro traseiro, janeiras laterais traseiras basculantes e eletrônica comandando controle de estabilidade, bloqueio do diferencial e assistência de partida em subida, de série na versão Cross, são diferenciais da Saveiro em relação à principal concorrente, mas a motorização deixa a desejar. O motor 1.6 TEC, da geração EA111, vem para ocupar uma posição intermediária em relação aos 1.4 e 1.6 E-torq da Fiat, já que gera 104 cavalos de potência, contra 86 e 117 cv, respectivamente (com etanol). Já o novo EA211 de 1,6 litro e 120 cavalos, que equipa só a Saveiro Cross, perde em 12 cv para o 1.8 E-torq da Strada Adventure.   

Na linha 2015 da Saveiro, a Volks oferece oito opções de cores e um ano de garantia, com revisões a cada seis meses ou 10.000 quilômetros. UOL Carros testará o modelo nesta terça-feira (19) e publicará em breve suas impressões.