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Volkswagen Fox ganha cara de Golf e pode ter preço de hatch médio

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2014 21h16Atualizada em 19/08/2014 18h18

Com a chegada do subcompacto up!, novo carro de entrada da Volkswagen no Brasil, e a iminente (e forçada) aposentadoria do Polo, a marca alemã precisou reposicionar o Fox em sua gama. Não é à toa que o hatch, lançado em 2003, foi deixado por último na escala de lançamentos da montadora para a linha 2015, junto com a picape Saveiro Cabine Dupla.

Volkswagen Fox 2015 615 - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Fox recebe seu facelift mais ambicioso: com cara de Golf, custa até R$ 63 mil
Imagem: Leonardo Felix/UOL
O mistério acabou nesta segunda-feira (18): num evento em São Paulo (SP), a fabricante apresentou a linha 2015 do Fox sensivelmente reestilizada, sempre com quatro portas e com clara inspiração no badalado Golf, para subir de nível. Quando falamos em "subir de nível", falamos também do preço, que agora parte de R$ 35.900 (até então, a versão mais barata custava R$ 35.070). Mas esta nem a questão mais sensível.

Assumidamente a nova opção de compacto premium da marca, segundo revelou um executivo da marca a UOL Carros, o novo Fox pode ter preço de hatch médio quando equipado com o máximo de opcionais: "completinho", chega com pintura metálica e teto solar, em sua nova versão 1.6 Highline, por estratosféricos R$ 63.540. Sim, são mais de sessenta mil reais por um hatch compacto "altinho", valor superior ao de modelos como Fiat Bravo, Peugeot 308 e até mesmo o novíssimo Ford Focus 3, desde que na versão de entrada.

Segundo a mesma fonte, e apesar destes preços, o novo Fox terá como objetivo figurar junto a Gol e up! entre os dez carros mais vendidos do país. Já o Polo, que tinha a função de modelo premium da marca para o segmento, segue no mercado "enquanto houver demanda". Na prática, isso significa que o momento de parar está próximo. Triste para aquele que já foi um dia o "carro vendido em todo o mundo" da Volkswagen, mas que perdeu a estrela e ficou desatualizado em relação ao resto do planeta....

Quanto à linha 2015 do Fox, espera-se sua chegada às lojas até a primeira quinzena de setembro. A marca, porém, não informou maiores detalhes sobre a variante aventureira CrossFox.

Durante o lançamento, a Volkswagen preferiu insistir no destaque de tecnologias estreantes no modelo "civil", como piloto automático (controlador de velocidade), navegador por GPS, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina com sinalizador de conversão (que aumenta a intensidade da iluminação de um dos lados, em curvas e manobras, seguindo o movimento do volante), sensores de chuva e luminosidade e controles de tração e estabilidade.

Contudo, quem esperava recheio bom e moderno desde a versão básica se desapontou: como já é praxe, a Volks optou por criar uma salada de versões, usando quatro motores diferentes e deixando todos os itens acima citados como opcionais, mesmo na versão de topo, a Highline. E até equipamentos básicos, como ar-condicionado, não existem na lista de série nem da versão intermediária.

Outra decepção foi a manutenção da antiga geração EA111 de motores (1.0 de 76 cv e 1.6 de 104 cv) para as versões Trendline e Comfortline. O novo 1,6 litro MSI, de 120 cv, que equipa Gol Rally e Saveiro Cross, só estará presente no Fox Highline, assim como a Versão 2 do câmbio automatizado I-Motion.

Ponto positivo de consciência ecológica: os alemães mantiveram a versão Bluemotion, usando a motorização 3-cilindros 1.0 (capaz de render 82 cv), que estreou no próprio Fox Bluemotion um ano atrás, antes de dar vida ao up!. Na Highline, mais cara, há ainda a transmissão manual de seis velocidades. Trata-se da mesma caixa MQ200, porém com uma engrenagem a mais -- a sexta marcha está voltada especificamente à economia de combustível.

Volkswagen Fox Highline 2015 - Divulgação - Divulgação
Com visual inspirado no Golf, novo Fox assumirá posição do Polo no mercado
Imagem: Divulgação
Veja como ficaram todas as versões:

FOX TRENDLINE 1.0 -- R$ 35.900
Motor 1.0 TEC de 76 cv e câmbio manual de cinco marchas. Grade dianteira em preto fosco; parachoques na cor do veículo; porta-malas com capacidade para 270 litros; acendimento automático do painel ao abrir a porta do motorista; Easy Trunk (abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo); direção elétrica; volante com ajuste de altura e profundidade; travas elétricas das portas e porta-malas; vidros dianteiros elétricos com função "um toque"; bancos revestidos em tecido; banco do motorista com ajuste de altura; bancos traseiros com dois apoios de cabeça e cintos de três pontos; quatro alto-falantes, dois tweeters e antena; alerta sonoro e visual de faróis acesos; chave canivete; console com porta-copos e tomada 12V; faróis duplos com máscara escurecida; lanternas traseiras duplas; indicador de troca de marchas; limpador e desembaçador traseiros; limpador do para-brisa com temporizador; rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 195/55; indicador de troca de marchas; e os obrigatórios airbags frontais e sistema ABS (antitravamento) para os freios.

FOX BLUEMOTION 1.0 -- R$ 37.690
Motor 1.0 três-cilindros EA211 (MSI), de 82 cv, rodas aro 14 polegadas com pneus 175/70, de baixa resistência ao rolamento. Acrescenta aos itens da versão Trendline 1.0: computador de bordo com nove funções; econômetro (sistema integrado ao quadro de instrumentos que ajuda o motorista a economizar combustível); sistema de partida a frio sem tanquinho (E-Flex); grade na cor preta brilhante com friso azul; acabamento exclusivo para maçanetas e interior.

FOX COMFORTLINE 1.0 -- R$ 38.190
Todos os itens da versão Trendline 1.0, mais: computador de bordo com nove funções; sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 e entradas para USB, SD Card e auxiliar; ar quente; colunas centrais com aplique preto; iluminação no compartimento de bagagem; retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas; ajuste elétrico e função "tilt down" do lado do passageiro; retrovisores e maçanetas externas na cor do veículo; frisos laterais na cor do veículo; grade dianteira em preto brilhante; e rodas de aço aro 15 polegadas com calotas exclusivas.

Volkswagen Fox Highline 2015 - Divulgação - Divulgação
Traseira manteve parachoque robusto; lanternas ficaram mais agressivas
Imagem: Divulgação
FOX TRENDLINE 1.6 -- R$ 39.800
Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv, e os demais itens da versão Trendline 1.0.

FOX COMFORTLINE 1.6 -- R$ 41.490
Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv, e câmbio manual de cinco marchas. Os demais itens são os da versão Comfortline 1.0.

FOX COMFORTLINE 1.6 I-MOTION -- R$ 44.590
Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv, e transmissão automatizada I-Motion, de cinco velocidades. Os demais itens são os da versão Comfortline 1.0.

FOX HIGHLINE 1.6 -- R$ 48.490
Novos motor 1.6 EA211 (MSI), de 16 válvulas e 120 cv, e câmbio manual de seis velocidades. Além disso, acrescenta aos itens da versão Comfortline 1.6: sistema de partida a frio sem tanquinho; computador de bordo I-System com Eco-Comfort; alarme com comando remoto; controle de tração; três luzes de leitura; bancos traseiros com três apoios de cabeça; ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; bancos corrediços; chave canivete com controle remoto; lanternas traseiras escurecidas; faróis de neblina, frisos laterais e para-choques com detalhes cromados; lanternas traseiras de neblina; grade dianteira com friso cromado; moldura na caixa de roda e laterais; para-brisa degradê;  porta-luvas com iluminação; para-sóis com espelho iluminado; pedaleiras esportivos; ponteira dupla de escapamento; porta-objetos removível e acendedor de cigarro; porta-malas com rede e abertura por controle remoto; soleiras das portas dianteiras com aplique preto; travas elétricas das portas e porta-malas com controle remoto; vidros traseiros elétricos; tomadas 12V no porta-malas; volante multifuncional similar ao do Golf revestido de couro; e rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55.

FOX HIGHLINE 1.6 I-MOTION -- R$ 51.790
O catálogo anterior, acrescido do câmbio automatizado de embreagem simples I-Motion Versão 2, com relação mais curta e trocas suavizadas.

Volkswagen Fox Bluemotion 2015 - Divulgação - Divulgação
Volkswagen preservou versão Bluemotion, equipada com motor 1.0 de três cilindros
Imagem: Divulgação
APRENDIZ DE GOLF
Não dá para olhar ao novo Fox sem lembrar do Golf. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o compacto ganhou vários traços do primo, em clara tentativa da Volks de dar ar "premium" ao modelo. As semelhanças começam na grade dianteira afinada e passam pelo conjunto óptico dianteiro, que ganhou lentes angulosas, com projetores retangulares.

O capô passou a invadir a área frontal de forma mais agressiva e caída, o que confere maior destaque aos vincos. Já o para-choque ganhou barras duplas na área de respiro, interligando nichos dos faróis de neblinas, máscaras e entrada de ar.A traseira é polêmica. As lanternas perderam o estilo vertical e arredondado da linha anterior e, em outra imitação do Golf, passaram a ser duplas e com desenho trapezoidal. Em princípio, a opção não orna com um carro de perfil alto; para resolver este problema, a Volks "achatou" as peças, deixando-as bem menos esticadas que as do Golf. A equipe de UOL Carros ficou dividida: uma parte gostou da solução, enquanto outra achou de gosto bem duvidoso.

No interior, a Volkswagen abusou do plástico emulando metal, no painel e também no volante (que passou a ter o desenho do Bluemotion também nas versões Trendline e Comfortline), e aplicou um apoio lateral maior aos bancos da frente. Os tecidos também ganharam efeitos metalizados, enquanto o quadro de instrumentos passou a contar com grafismos mais atuais. Já os detalhes cromados estão disponíveis a partir do Fox Comfortline.

No caso da versão Highline, o volante multifuncional é o mesmo do Golf. A ideia é "alinhar o modelo com o padrão europeu", conforme explicaram executivos da montadora, e agradar um público-alvo na faixa entre 30 e 40 anos. A Volks também oferece 11 opções de cores (incluindo a nova azul Acqua, um pouco mais escura que o azul Pacific do Golf) e três anos de garantia, com revisões programadas a cada seis meses ou 10.000 quilômetros.

No geral, o trabalho de reestilização (no caso, "re-reestilização") do Fox foi bom. Afinal, estamos falando de um carro que mantém a mesma plataforma desde que foi criado. Resta saber se a fórmula continuará a fazer sucesso -- especialmente porque o recheio não ficou tão suculento quanto se esperava --, e se o compacto cumprirá a meta de estar entre os três modelos mais vendidos da Volks no país.

UOL Carros testa o modelo nesta terça (19) e publica as impressões em breve.