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Ka sedã parte de R$ 37.890; Ford surpreende e terá Ka hatch com motor 1.5

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em Trancoso (BA)

07/08/2014 10h27Atualizada em 07/08/2014 20h39

O Ford Ka agora tem bumbum. Ou, numa expressão mais técnica, ganhou terceiro volume. Nesta quinta-feira (7), num evento em Trancoso (BA), a marca lançou no Brasil o Ka+, primeiro sedã da história da família. Assim como o Ka hatch, apresentado no final do último mês, o pequeno três-volumes é um projeto global desenvolvido no Brasil, e será produzido na fábrica da montadora americana em Camaçari (BA).

No mesmo dia, a Ford também anunciou que o "Kazinho" dois-volumes também terá opções com motor 1.5 -- até agora, havia falado apenas no 1 litro de três cilindros.

Ford Ka+ 615 traseira - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Olha o bumbum do Ka: configuração com porta-malas saliente é agradável
Imagem: Murilo Góes/UOL
Serão seis as versões do Ka+, que chega às lojas até o início de outubro, a partir de R$ 37.890. As versões são as mesmas anunciadas para o hatch (SE, SE Plus e SEL), todas disponíveis com o motor tricilíndrico 1.0 Fox TiVCT Flex e o Sigma de 1,5 litro (o mesmo já conhecido por equipar a gama do New Fiesta). Confira:

KA+ SE 1.0 -- R$ 37.890
De série: ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; travas elétricas com controle remoto; sistema My Connection Gen.3 com rádio AM/FM, USB e Bluetooth, com quatro alto-falantes; My Ford Dock (compartimento para smartphone); airbag duplo; freios com ABS/EBD (antitravamento e distribuição de força) e CBC (controle de frenagem em curvas); limpador e desembaçador traseiros; chave canivete; roda aro 14" com calota integral e pneus de baixo atrito (175/65); maçanetas e retrovisores na cor do veículo; 21 porta-objetos; indicador de troca de marcha; conta-giros; abertura elétrica do porta-malas (capacidade para 445 litros); e ajuste de altura da coluna de direção.

KA+ SE PLUS 1.0 -- R$ 39.890
Acrescenta ao SE: vidros elétricos traseiros; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português; volante multifuncional.

KA+ SEL 1.0 -- R$ 42.490
Acrescenta ao SE Plus: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito (195/55); luzes de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; ajuste de altura do banco do motorista; grade dianteira com aplique cromado; e lanternas traseiras escurecidas.

KA+ SE 1.5 -- R$ 42.890
Todos os itens da versão SE 1.0, mas com motorização de 1,5 litro.

 KA+ SE PLUS 1.5 -- R$ 44.890
Todos os itens da versão SE Plus 1.0, mas com motorização de 1,5 litro.

 KA+ SEL 1.5 -- R$ 47.490
Todos os itens da versão SEL 1.0, mas com motorização de 1,5 litro.

Há ainda uma lista com mais de 40 acessórios. Garantia e planos de revisão seguem o mesmo padrão do Ka hatch: três anos, com visitas anuais à oficina, ou a cada 10.000 km (há uma primeira revisão aos seis meses).

MERCADO
A chegada do Ka+ é providencial para a Ford, que tenta galgar espaço num segmento cada vez mais encorpado -- e no qual a quarta maior montadora em vendas no país vem registrando desempenho pífio. Segundo dados da Fenabrave, o caro e importado New Fiesta Sedan ocupa apenas o oitavo posto no ranking de sedãs compactos vendidos por aqui em 2014, com 8.600 unidades emplacadas entre janeiro e julho (média de 1.220 por mês).

É um número muito abaixo de concorrentes como Fiat (63.869 Siena e Grand Siena), GM (47.757 Prisma e, forçando um pouco mais a comparação, 27.404 Classic) e Volkswagen (45.376 Voyage). Também perde de lavada para Hyundai HB20S (30.987), Renault Logan (25.723) e até para o esquecido Etios Sedan (14.455).

A Ford precisa mudar rápido este cenário e, para isso, a chegada do Ka+ tem papel fundamental: posicionado em um patamar abaixo do New Fiesta Sedan, sua ambição é alcançar, no mínimo, Voyage e Prisma -- pelo menos essa é a meta dos executivos da companhia, e eles não fizeram questão de escondê-la em conversas com UOL Carros.

Assim como o New Fiesta hatch em relação ao Ka, o New Fiesta Sedan (importado do México) ficaria destinado a um mercado mais seleto de consumidores, só em versões 1.6 e partindo de R$ 53.190. A Ford descarta a chance de encerrar as vendas do modelo no Brasil por enquanto, destacando o objetivo de "brigar com quatro produtos competitivos" nos diferentes segmentos de compactos.

COMO FICOU
Por usar o mesmo 3-cilindros de 1 litro do hatch, o Ka+ ganha vantagem em relação aos demais sedãs pequenos equipados com "motor mil". Ele é o mais forte -- 80/85 cv de potência máxima (a 6.500 rpm) e 10,2/10,7 kgfm de torque máximo (a 4.500 rpm), com gasolina e etanol, respectivamente -- e também o mais "ecológico" entre aqueles fabricados no Brasil, de acordo com o Inmetro (nenhum dos concorrentes propulsor de 1 litro passa dos 80 cv com etanol). A promessa é de consumo em 13 e 8,9 km/l na cidade, ou 15,1 e 10,4 km/l na estrada (sempre com gasolina e etanol, respectivamente).

Já o 1.5 Sigma foi retrabalhado pela Ford para alcançar melhores níveis de consumo: 11,5 e  7,9 km/l, ou 13,6 e  9,5 km/l. Com isso, também passou da nota B a A na avaliação do Conpet (programa de eficiência energética do Inmetro). Ele rende 105/110 cv (a 5.500/6.500 rpm) e 14,6/14,9 kgfm (a 4.250 rpm). A transmissão é sempre manual de cinco marchas.

A frente é praticamente igual à do Ka hatch, porém com divisórias cromadas e horizontais na grade dianteira -- as do dois-volumes são pretas e em formato hexagonal. Na traseira, o desenho se assemelha ao do Logan, embora o esboço de um falso aerofólio seja muito mais sutil. As lanternas também são menos retilíneas em relação ao francês (possuem pontas mais afiladas e linhas internas ziguezagueadas), e o parachoque não é tão robusto.

Por dentro, outra diferença interessante para o Ka: os plásticos que no hatch imitam metal -- em torno do painel central, direção e maçanetas internas das portas -- ganharam acabamento em preto piano no sedã. Para UOL Carros, ficou pior: embora a primeira opção não seja o suprassumo da beleza, nesta última os comandos do sistema multimídia e volante multifuncional ficam mais apagados. Falta aquele contraste que tornaria os botões mais nítidos e intuitivos para o motorista.UOL Carros fará um teste com o Ka+ na tarde desta quinta e publicará em breve suas impressões do carro em movimento.

Viagem a convite da Ford.