Topo

SUV do Citroën C3 é visto na China

Citroën C3-XR frente - carnewschina.com - carnewschina.com
Modelo será mostrado em dezembro e chega às lojas chinesas ainda este ano
Imagem: carnewschina.com

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2014 14h03

As primeiras imagens da versão de produção do C3-XR, SUV que concorreria com Ford EcoSport, Renault Duster e demais utilitários compactos no Brasil, foram reveladas na China. O modelo aparece apenas quatro meses após a apresentação de sua versão conceitual, batizada de C-XR, no Salão de Pequim 2014.

As fotos, mostradas pelo site carnewschina.com, foram retiradas de catálogos criados para concessionários e mostram que o visual é praticamente o mesmo que o do protótipo exibido no Salão. A estreia do carro, de acordo com a imprensa local, é aguardada para o Salão de Guangzhou, em dezembro, com início de vendas nas semanas seguintes, mas ainda neste ano.

Citroën C3-XR detalhe - carnewschina.com - carnewschina.com
C3-XR pertence ao mesmo segmento de Ford EcoSport, Renault Duster e cia
Imagem: carnewschina.com
Ainda segundo a mídia chinesa, o C3-XR será vendido com motor 1.8 (ainda sem detalhes técnicos) e com o já conhecido 1.6 turbo (THP), com até duas opções de potência: 163 cv e 24,5 kgfm de torque ou 200 cv e 28 kgfm.

QUE CARRO É ESSE?
O Citroën C3-XR é um utilitário esportivo compacto que será, neste primeiro momento, fabricado na China pela joint-venture entre PSA Peugeot Citroën e a chinesa Dongfeng -- trata-se, aliás, do primeiro veículo desenvolvido após a definição da parceria entre as duas fabricantes.

Citroën C3-XR traseira - carnewschina.com - carnewschina.com
Imagens vazadas foram retiradas de catálogos criados para concessionários
Imagem: carnewschina.com
Porém, ainda não se pode afirmar, mas nem descartar, uma possível fabricação brasileira: a plataforma sobre a qual o C3-XR é produzido é a mesma de Peugeot 2008, 208 e do próprio Citroën C3, conhecida mundialmente como PF1, que já existe na fábrica da PSA em Porto Real (RJ). Haveria, claro, um certo canibalismo (disputaria de mercado entre carros da mesma família) entre C3-XR e Peugeot 2008 nacionais, mas em cima disso a PSA poderia trabalhar para afastá-los mercadologicamente (deixando, por exemplo, o 2008 com as versões de entrada e o C3-XR com as topo de gama, possivelmente equipadas com o motor 1.6 turbo).

Dessa forma, o SUV do C3 preencheria um importante espaço na gama brasileira da Citroën, já que atualmente sobram monovolumes (C3 Picasso, Aircross, C4 Picasso e Grand C4 Picasso) e falta um jipinho. Importante lembrar que o europeu C4 AirCross não pode ser vendido no Brasil devido a limitações da marca com a Mitsubishi -- ele é um "rebadging" do ASX; a Peugeot tem, na mesma plataforma, o 4008.

Citroën C-XR no Salão de Pequim 2014 - Claudio Luis de Souza/UOL - Claudio Luis de Souza/UOL
Mudanças entre o conceito (foto) e a versão de produção foram mínimas
Imagem: Claudio Luis de Souza/UOL