Topo

Luzes no painel do carro podem indicar problema grave; saiba decifrá-las

Painel do carro - Vitor Matsubara/UOL
Painel do carro Imagem: Vitor Matsubara/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/07/2014 12h54

Você sabia que, se uma luz vermelha acender no painel do seu carro, a atitude correta é estacionar imediatamente e verificar se há algum problema?

Existe um padrão de cores para essas luzes. As vermelhas acendem em situações de emergência e/ou críticas, que necessitam de reparo e/ou verificação imediatos. As amarelas, em geral, advertem sobre possível defeito que pode se agravar ao longo do tempo, mas que não necessita de solução imediata. As outras luzes (verdes, azuis, brancas) não indicam falhas.

"As luzes do painel têm função de alertar o motorista. Ler o manual do proprietário é muito importante, pois ajuda a não se desesperar e a tomar a decisão correta quando alguma delas acender", diz Melsi Maran, professor e instrutor do curso de mecânica automobilística do Senai-SP.

Segundo o especialista, durante a ignição do veículo todas as luzes devem se acender por alguns segundos e apagar em seguida -- procedimento automático e rotineiro para a checagem em todos os sistemas representados. Se alguma luz continuar acesa, pode haver falha.

Veja abaixo uma lista de símbolos encontrados em painéis de vários carros vendidos no Brasil, junto com breve explicação sobre seus significados:

- Luzes vermelhas (emergência)

Luzes no painel: airbag - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Airbag

Acende quando houver sinais de falha no sistema do airbag, que poderá não funcionar em caso de acidente. Neste caso, recomenda-se que uma oficina autorizada seja procurada de imediato. Em alguns veículos a luz do airbag é amarela (somente advertência).

Luzes no painel: freio - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Fluido de freio/freio de estacionamento

Acende quando o nível de fluido de freio atinge um valor mínimo de segurança e/ou quando o freio de estacionamento está acionado.

Luzes no painel: carga de bateria - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Carga da bateria/alternador

Monitora funcionamento da bateria, alternador (e sua correia) e ao circuito de carga. Deve acender e ficar estável no momento da ignição e apagar completamente quando o motor entrar em funcionamento.

Luzes no painel: cinto de segurança - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Cintos de segurança

Permanece acesa quando algum dos ocupantes (geralmente apenas os que vão na frente) estiver sem cinto. Em alguns modelos, é acompanhada de um aviso sonoro. No Brasil, rodar sem usar o equipamento, além de perigoso, é proibido e passível de multa.

Luz de atenção máxima

Este é o símbolo da pricipal luz de emergência de um veículo. Se ela estiver acesa, provavelmente haverá uma outra informação no painel de instrumentos. Pode apontar problemas graves, como baixa pressão do óleo, portas abertas, veículo sem bateria, entre outros. Apesar da importância desse aviso, em alguns veículos sua luz é amarela (somente advertência).

Pisca-alerta

Indica o sistema que faz as setas piscarem simultaneamente (inclusive no painel) e que deve ser utilizado pelo motorista para alertar outros condutores numa parada de emergência. O ícone do triângulo geralmente está na própria tecla que aciona o pisca.

Luzes no painel: portas abertas - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Portas abertas

Indica que alguma porta do carro não foi fechada corretamente (em alguns carros, mostra exatamente qual é a porta) e que poderá abrir enquanto o veículo estiver em movimento.

Pressão do óleo do motor
Luzes do painel: óleo do motor - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Avisa que a pressão do óleo lubrificante do motor encontra-se abaixo do mínimo necessário. Quedas da pressão podem acontecer por pane na bomba ou na válvula de alívio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou motor superaquecido.

Luzes no painel: sistema da direção assistida - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Sistema da direção assistida

Menos comum que as demais luzes vermelhas, este sinal indica impropriedades no sistema de direção assistida (elétrica, hidráulica). Em alguns veículos pode ser amarela (advertência).

Temperatura do líquido de arrefecimento
Luzes no painel: líquido de arrefecimento - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Aponta um possível superaquecimento do motor, ou sua iminência. Pode acender pela falta de água (utilizada na maioria dos carros brasileiros para refrigeração), falhas nos sistemas de ventilação ou em sensores.

Temperatura externa

Acende quando a temperatura do ar exterior for igual ou inferior a 4ºC. Não tão comum no Brasil devido ao clima ameno do país, ela existe e é vermelha pois pode haver perigo na estrada devido ao mau tempo (neve, por exemplo).

- Luzes amarelas (advertência)

luzes do painel - ABS - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Freios ABS

Indica possíveis falhas nos sistema de freios ABS (antitravamento) ou no ESP (controle de tração e estabilidade, que atua com o auxílio dos freios). O problema, neste caso, pode estar em sensores, no sistema hidráulico ou até na unidade de comando. Caso parem de funcionar, o veículo passa a rodar com freios convencionais.

Bloqueio do diferencial central

Veículos que contam com bloqueador de diferencial central possuem este símbolo no quadro de instrumentos, que liga durante a ignição do veículo e quando é feito o bloqueio, normalmente em situações de off-road. Quando o diferencial é traseiro, o "X" fica posicionado no eixo traseiro do desenho. Em alguns veículos o "X" é substituído pela palavra "Lock".

Painel de luzes - controle de estabilidade - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Controle de estabilidade

Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação. Piscadas deste mesmo símbolo (mas sem a palavra "off") no painel em manobras mais fortes significam apenas que o sistema está em atuação.

Aviso de faixa

Presente apenas em carros premium, o sistema detecta as faixas da estrada e corrige o movimento do veículo em "escapadas" que considerar involuntárias. Em alguns casos, junto com a luz, há um aviso sonoro e/ou uma vibração no volante.

Luzes no painel: injeção eletrônica - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Injeção eletrônica

Acende durante a ignição, mas deve apagar em seguida. Se acender com o carro em movimento, é possível que haja problemas no sistema injetor ou no catalisador, que podem causar consumo excessivo de combustível e/ou falhas na próxima ignição, entre outros defeitos. É aconselhável procurar ajuda especializada o quanto antes.

Luzes do painel: monitoramento pressão de pneu - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Monitoramento da pressão dos pneus

Se esta luz permanecer acesa após a partida do motor, um ou mais pneus devem estar com pressão significativamente diferente do recomendado pela fabricante. A solução é recalibrá-los assim que possível.

Luzes no painel: chave - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Imobilizador

Indica falhas de funcionamento no sistema imobilizador, possivelmente provocado por problemas no chip da chave remota, no próprio sistema de ignição, no módulo de injeção eletrônica ou nos cabos elétricos.

Indicador de pré-aquecimento das velas

Nos carros flex que já dispensam o tanquinho de combustível, indica que o sistema (cada montadora tem um) entrou em funcionamento para aquecer o etanol antes da injeção no cilindro, geralmente por meio de dispositivo elétrico; nos que possuem o tanquinho, indica que a gasolina está sendo usada. É comum em veículos a diesel.

Luzes do painel - Revisão - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Revisão

Esta ferramenta piscando no painel (apenas na ignição) indica que está na hora de o veículo fazer a verificação periódica, conforme o programa de revisões previsto no manual (o ajuste de agenda é feito na concessionária). Pode usar outros símbolos, pela palavra "Service" ou ainda "INSP", de "Inspection".

Luzes do Painel - tanque na reserva - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Tanque na reserva

Acende quando o nível do reservatório de combustível chega ao volume reserva. Em carros mais antigos há apenas um ponto luminoso no marcador. A recomendação das fabricantes é reabastecer assim que possível, evitando rodar com pouco combustível no tanque.

Tração 4x4

Em veículos com tração nas quatro rodas (por demanda) esta luz (ou um 4x4) aparece no painel a partir do momento em que o sistema é ativado. Em alguns casos, quando o carro já está em 4x4 e é acionada a marcha reduzida, o símbolo tem a palavra "Low" abaixo do 4WD (ou 4x4).

Luzes no painel - Transmissão automática - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Transmissão automática

Acende somente durante a ignição do veículo, para lembrar que o motorista precisa pisar no freio para colocar o carro em Drive. Em muitos carros o aviso é feito em tela multimídia ou outra parte do painel.

- Luzes de outras cores

Ajustes da suspensão

Suspensões pneumáticas (a ar) e/ou esportivas costumam ter diversos modos de operação: esportivo, confortável etc. Em alguns veículos o tipo de suspensão é descrito no painel por meio de um amortecedor seguido pela palavra que identifica o ajuste (no caso desta imagem, esportivo).

Assistente de partida em rampa

Conhecido como HLA na sigla em inglês, deve acender apenas na ignição do motor, junto com as outras luzes. O sistema permanece sempre ativo, funciona em aclives e declives, mas a luz não pisca ou reacende durante seu funcionamento.

Controlador automático de velocidade

Acende-se quando o controlador automático de velocidade ("cruise control", também chamado de piloto automático) é iniciado pelo motorista. Em alguns veículos, pode ser representado pela palavra "Cruise". Quando o sistema é adaptativo (que se ajusta ao veículo à frente), é comum ver o desenho de um pequeno carro acima do velocímetro.

Função "Eco"

Com o objetivo de melhorar o consumo de combustível, muitos carros "dizem" quando o motorista está dirigindo o veículo economicamente. Um indicador é mostrado no painel, normalmente com a palavra "Eco", mas também com símbolos "ecológicos", como árvores, ou um sinal de positivo ("+") etc.

Liga-desliga

O sistema liga-desliga é representado no painel por uma letra "A" envolvida por uma seta curva apontando no sentido horário; em muitos casos as palavras "start" (partida) e "stop" (parada) não estão presentes; em outros, a letra "A" é substituída por uma exclamação ("!").

Lavador do parabrisa

O sistema é ativado por alavanca à direita do volante, mas em praticamente todos os modelos à venda no Brasil o símbolo do lavador não aparece no painel, embora esteja sempre pronto para ser utilizado.

Desembaçador traseiro

O desembaçador atua no vidro traseiro e costuma ser representado por uma luz âmbar no painel, que acende quando o equipamento é acionado (em muitos modelos a luz pode estar no painel central, geralmente na própria tecla do comando).

Luzes do painel - lanterna do carro - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Lanternas

Acende quando são ligadas as luzes de posição (também chamadas de "lanternas" e "luzes de estacionamento") e os faróis baixos. É sempre verde. Farol alto Acende no painel quando os faróis altos são acionados. Na grande maioria dos carros é azul, mas há casos em que surge na cor âmbar.

Luzes do painel - farol alto - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Farol alto

Acende no painel quando os faróis altos são acionados. Na grande maioria dos carros é azul, mas há casos em que surge na cor âmbar.

Faróis de neblina

Aparece no painel quando os faróis de neblina são acionados; neste caso, a luz é verde e os raios aparecem projetados para baixo. Os carros que dispõe de lanterna de neblina traseira usam uma luz de outra cor no painel (âmbar ou amarela), com os raios paralelos ao solo.

Indicador de mudança de direção

O famoso pisca-pica aparece quando o motorista dá seta para sinalizar conversão, curva ou mudança de faixa.

Sistema de auxílio para balizas

As luzes do sistema de auxílio para balizas, chamado pelas fabricantes de Park Assist, geralmente pisca em verde (quando o sistema é ativado e utilizado pelo motorista) ou em amarelo (quando há mau funcionamento do sistema ou os sensores estão sujos).