Topo

Mercedes Unimog ainda é utilizado por bombeiros da Áustria

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/07/2014 18h00

Nas últimas semanas os bombeiros da Áustria tiveram que ligar os motores de pelo menos seis unidades do Unimog U 5000, clássico caminhão da Mercedes-Benz produzido desde a época da Segunda Guerra Mundial. Os veículos foram utilizados em enchentes na Bósnia -- o país enfrentou, durante os últimos meses de maio e junho, grandes inundações devido a fortes chuvas.

De acordo com autoridades da Bósnia, os Unimog conseguiram atravessar áreas alagadas de até 1,20 metro de profundidade, lamaçais e obstáculos como entulho, pedras e troncos de árvores "que jipes e picapes não conseguiram superar". Detalhe: sem sofrer qualquer tipo de avaria.

"Os Unimog não sofreram falhas ou tiveram problemas. Eles são confiáveis e trabalhavam com a perfeição de um relógio suíço", afirmou Alexander Nittner, um dos responsáveis pelo corpo de bombeiros da Áustria.

Seis unidades do Unimog U 5000 foram utilizados nas enchentes na Bósnia - Divulgação - Divulgação
Seis unidades do Unimog U 5000 foram utilizados nas enchentes na Bósnia
Imagem: Divulgação
Segundo a Daimler, dona da Mercedes-Benz, os veículos foram utilizados para limpeza, evacuação de civis e reparação da infraestrutura local.

Esta é a segunda operação do corpo de bombeiros da Áustria que precisa do reforço dos veículos com aptidão off-road da Mercedes -- no começo de 2014, quando tempestades de neve causaram estragos na Eslovénia, um comboio de 17 Unimog U 5000 foi usado no socorro da população prejudicada.
 
Os austríacos foram ajudar os bósnios porque a frota de Unimog que possuem também é preparada para cuidar de operações de emergência de toda a região (Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Hungria e Bósnia e Herzegovina).

Unimog consegue atravessar áreas alagadas de até 1,20 metro de profundidade - Divulgação - Divulgação
Unimog consegue atravessar áreas alagadas de até 1,20 metro de profundidade
Imagem: Divulgação
O QUE É UNIMOG?
Unimog, da expressão alemã "UNIversal-MOtor-Gerät" (que significa, em português, algo como "Dispositivo de motor universal"), é a palavra utilizada pela Mercedes-Benz para designar uma série de caminhões off-road produzida pela marca.

Unimog foi criado pouco depois da Segunda Guerra Mundial - Divulgação - Divulgação
Unimog foi criado após a Segunda Guerra Mundial
Imagem: Divulgação
Os Unimog surgiram poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial para servirem de veículo ao trabalho agricultor, mas com mais versatilidade e agilizada que o trator convencional. já que conseguia rodar em estradas em velocidades iguais às de outros caminhões.

Devido às suas capacidades offroad, também foi utilizado como veículo militar, de bombeiros, para expedições e até em competições, como o Dakar.

Na Europa, em muitos países, até hoje, eles são usados para limpeza de neve, resgates e para o transporte de equipamentos ultra-pesados.