Topo

Picape quase-média da Fiat é flagrada em testes nos EUA

Picape média da Fiat em Michigan (EUA): ainda "frankenstein", mas está a caminho - Reprodução/KGP Photography
Picape média da Fiat em Michigan (EUA): ainda "frankenstein", mas está a caminho Imagem: Reprodução/KGP Photography

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/07/2014 16h34Atualizada em 24/07/2014 17h36

O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) pode estar preparando uma jogada dupla para os próximos meses. Um flagrante publicado na imprensa automotiva internacional mostra o que parece ser uma picape cabine dupla, fortemente camuflada, circulando em algum ponto do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, onde fica a sede da Chrysler.

Parece evidente que se trata de um exemplar da futura picape média da Fiat, a ser produzida na fábrica da FCA em Pernambuco (PE) depois do lançamento do Jeep Renegade (produto de estreia da unidade, que terá bandeira Jeep, e não Fiat). A previsão é o segundo semestre de 2015.

Sites como o Autoblog notaram a semelhança do protótipo com a nossa Strada, e especulam que pode se tratar de um futuro produto compacto da Ram, divisão de utilitários da FCA, para ser vendido nos EUA.

Caçamba ainda está elevada demais, e suspensão sugere sistema independente - Reprodução/KGP Photography - Reprodução/KGP Photography
Caçamba ainda está elevada demais; suspensão sugere sistema independente
Imagem: Reprodução/KGP Photography
É difícil para UOL Carros prever os movimentos do grupo naquele país, mas temos uma informação de bastidor que fortalece a tese de que o veículo da foto é, sim, uma mula -- ou um protótipo ainda muito cru -- da futura picape pernambucana (que terá, ao menos no Brasil, o emblema da Fiat).

Uma fonte da FCA já nos disse que o utilitário a ser feito no Brasil é "mais ou menos" uma picape média -- com ênfase no "menos". Em outras palavras, a Fiat não terá um carro para concorrer com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux etc. Vai, na verdade, tirar da cartola um de seus coelhos muito particulares (o caso mais recente foi a Strada Cabine Dupla, com 3ª porta do tipo suicida).

Fato: sua nova picape brasileira será posicionada entre as compactas (Strada, Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana) e as já citadas médias.

Partes do protótipo parecem herdadas do Linea, reforçando ligação com a Fiat - Arte UOL Carros - Arte UOL Carros
Partes do protótipo parecem herdadas do Linea, reforçando ligação com a Fiat
Imagem: Arte UOL Carros
Esse ineditismo de proposta explica o jeitão "frankenstein" do carro das fotos americanas. Há um espaço exagerado nas caixas de roda traseiras, cujas suspensões têm braços que sugerem fixação independente em cada roda (a Strada possui eixo rígido); faróis e retrovisores são quase certamente herdados do Linea, e mesmo a grade frontal pode ser do sedã (mas em carro anterior à reestilização acontecida este ano).

Logo devem começar a aparecer flagrantes brasileiros do modelo. Fiquem atentos, leitores-fotógrafos!

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br