Topo

Procon dá bronca e Toyota faz recall de airbag do Corolla "Brad Pitt"

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/06/2014 12h08Atualizada em 20/06/2014 12h57

A Toyota do Brasil anunciou nesta terça-feira (17) que o sedã Corolla das versões XEi e SEG (intermediária e topo da gama) fabricados entre 2002 e 2003 estão envolvidos no recall global feito pela marca por conta de falha do módulo de airbag da fabricante japonesa Takata. No total, 28.148 unidades do sedã médio deverão ser inspecionadas.

Toyota Corolla XEi 1.8 2002/03 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Corolla envolvido é o modelo da segunda geração feita no Brasil e que ficou conhecida como "Brad Pitt" por conta do comercial estrelado pelo ator de Hollywood
Imagem: Murilo Góes/UOL

Esta comunicação corrige a campanha de 12 de abril por determinação do Procon, que afirma que a marca admitia o defeito, mas não informava de forma adequada quais os modelos e peças afetados. À época, a Toyota convocou 94.992 unidades de três modelos: a picape Hilux e o SUV SW4 fabricados Zárate (Argentina), produzidos entre junho de 2005 e janeiro de 2011, bem como o crossover RAV4 fabricado no Japão entre agosto de 2005 e março de 2010.

Segundo o órgão, "foi necessária uma nova convocação devido à inconsistência na numeração de série das peças empregadas".

O Procon alerta que quem levou o carro à concessionária para substituir o airbag defeituoso na campanha de abril não precisa retornar agora.

A FALHA
Este defeito generalizado dos equipamentos de segurança fabricados pela fornecedora Takata afeta 2,27 milhões de carros da Toyota em todo o mundo. Mas a marca não é a única afetada: a rival Honda anunciou, na segunda-feira (16), que deve ampliar o total de modelos convocados para mais de 1 milhão ao redor do planeta. A alemã BMW também tem modelos afetados.

De modo geral, o defeito leva à abertura inadequada do airbag do lado do passageiro em caso de batida frontal do veículo -- o que pode não proteger o ocupante. Além disso, há risco de incêndio do equipamento. Somando tudo, o risco de lesões graves e morte dos ocupantes é alto.

Por que "Brad Pitt"? UOL Carros e o Corolla Clube respondem

De acordo com a Toyota do Brasil, proprietários de unidades do Corolla fabricadas de 31 de maio de 2002 a 6 de agosto de 2003, com número de chassis 9BR53****, identificados com os últimos sete dígitos 8500004 a 8530349, devem comparecer às concessionárias da marca.

REPARO
Na primeira etapa do recall, a Toyota irá desligar o módulo do deflagrador do airbag do lado do passageiro e colar uma etiqueta no painel do veículo alertando os ocupantes da desativação do airbag.

Uma segunda etapa será iniciada em 3 de novembro, quando a Toyota deverá substituir o airbag desativado e religar o sistema.