Topo

Peugeot lança 3008 no dia 21, mas quem circula por SP é o 2008

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/05/2014 14h55

A Peugeot lança no próximo dia 21 o novo 3008, crossover médio importado que já recebeu facelift na Europa e outros mercados. Como o carro já vem pronto, jamais foi visto em testes pelo Brasil. Não é o caso do 2008, crossover compacto que será fabricado aqui a partir do final deste ano: os testes com unidades camufladas têm sido frequentes, e de vez em quando uma delas é fotografada.

Peugeot 2008 flagrado em São Paulo usa até pedaços de papelão no disfarce - Fabio Polezzi/UOL - Fabio Polezzi/UOL
Peugeot 2008 flagrado em São Paulo usa até pedaços de papelão no disfarce
Imagem: Fabio Polezzi/UOL
Aconteceu com o internauta Fábio Polezzi, que flagrou o jipinho urbano trafegando em região nobre de São Paulo. Nas imagens, nota-se que a Peugeot "caprichou" no disfarce do 2008, inclusive usando pedaços de papelão -- que parecem caixas desmontadas -- para esconder o forte vinco da traseira (veja como é na foto do carro europeu).

Funcionou: nosso internauta achou que se tratava de um carro da Citroën -- certamente devido à placa de Porto Real (RJ), cidade-sede da fábrica da PSA que produz modelos compactos das duas marcas francesas.

Traseira do Peugeot 2008, em que se destaca o forte vinco na altura das lanternas - Divulgação - Divulgação
Traseira do Peugeot 2008, em que se destaca o forte vinco na altura das lanternas
Imagem: Divulgação
O 2008 é construído sobre a mesma plataforma do hatch 208, que também sai de Porto Real e, hoje, é o carro mais importante da Peugeot no país (este ano, emplacou 8.887 unidades até segunda, 13). Quando chegar às lojas, provavelmente no começo de 2015, o novo jipinho urbano terá a missão de também ser um "carro de volume" no portfólio da Peugeot. Vale dizer, ser o segundo mais vendido da marca no Brasil (mesma situação do EcoSport na Ford, em que só perde para o Fiesta).

O 207, atual modelo de entrada da Peugeot, agoniza nas vendas: foram apenas 1.961 emplacamentos este ano.

Peugeot 3008, que será lançado no Brasil em 21 de maio; visual ficou mais suave - Divulgação - Divulgação
Peugeot 3008, que será lançado no Brasil em 21 de maio; visual ficou mais suave
Imagem: Divulgação
Apesar do design ousado, o 2008 terá proposta conservadora no conjunto mecânico: serão as mesmas opções do "irmão" 208, de 1,5 e 1,6 litro e transmissões manual (cinco marchas) e automática sequencial (quatro, só para o 1,6 l). Não seria surpresa a utilização do motor THP, de 1,6 litro e sobrealimentado, e da transmissão automática sequencial de seis marchas numa versão topo do 2008. De resto, este (excelente) motor será o único oferecido pelo novo 3008. O crossover que ainda está nas lojas, ostentando a dianteira bruta aposentada pelo facelift, parte de R$ 89.900.

(Um esclarecimento sobre os nomes dos carros da Peugeot: o milhar em 2008 e 3008 indica o porte: 2 é compacto, 3 é médio; o duplo 0 indica uma carroceria especial, no caso a de crossover -- hatches e sedãs têm um 0 só; e a unidade 8 refere-se à geração de produtos a que o modelo pertence.)

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br