Topo

Fiat Uno reformado, com lançamento em julho, já passeia por MG

Claudio Luís de Souza

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2014 13h59

O único lançamento importante da Fiat em 2014 está cada vez mais próximo. Nas ruas de Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais, sede nacional da fabricante, já são avistados alguns Uno camuflados, na reta final dos testes pré-produção. UOL Carros já apurou que a apresentação à imprensa da reestilização do compacto se dará logo após a Copa do Mundo (e depois do lançamento do novo Ford Ka, que coincidirá com o torneio). Às lojas, ele chega provavelmente em agosto.

A Fiat lançou o modelo como Novo Uno em 2010. Desde então, o carrinho brigou por um lugar no pódio dos mais vendidos no Brasil; na verdade, disputou o segundo e o terceiro lugares, já que o Volkswagen Gol conseguiu segurar uma liderança que já dura mais de 27 anos. Já era hora, mesmo, de dar um tapinha no visual do Uno.

Duas unidades do Fiat Uno 2015 circulam camufladas em Belo Horizonte (MG) - Thiago Degelo Vinha/UOL - Thiago Degelo Vinha/UOL
Duas unidades do Fiat Uno 2015 circulam camufladas em Belo Horizonte (MG)
Imagem: Thiago Degelo Vinha/UOL
Fotos enviadas recentemente pelo internauta Thiago Degelo Vinha mostram que a traseira do compacto não deve passar por grandes mudanças (para não dizer "nenhuma mudança"). Na dianteira, as apostas que têm surgido na imprensa especializada (UOL Carros não publica projeções) mostram um conjunto suavizado pela divisão da entrada de ar em duas secções, uma bem mais estreita. deixando o parachoque menos massudo. Pode ser; mas as diferenças para o modelo atual serão quase imperceptíveis.

As opções de motor para o Uno 2015 não mudarão: prosseguem os conhecidos 1.0 e 1.4 EVO. A novidade, essa sim extremamente importante, é o oferecimento do câmbio automatizado Dualogic Plus como opcional nos carros de propulsor maior.

Nas foto de Vinha, percebe-se com clareza a presença de molduras nas caixas de rodas, bem como uma certa elevação da carroceria. Trata-se, portanto, de um Uno Way, versão aventureira do compacto. A variação Sporting, ainda não flagrada, pode ter adereços mais diversos dos atuais.

PLANOS
A verdadeira reviravolta na gama da Fiat no Brasil começa no ano que vem. Em 2015, o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) lança dois modelos totalmente inéditos: um subcompacto para substituir o Mille (no preço) e encarar o Volkswagen up! (no conjunto da obra); e uma picape média, talvez um pouco menor que Chevrolet S10 e Ford Ranger -- mas certamente maior que a bem-sucedida e "intocável" Strada.

No ano seguinte, outro carro inédito: um crossover compacto baseado no Jeep Renegade (que vai inaugurar a fábrica de Goiana, em Pernambuco), que deve introduzir a gama 500L no país -- talvez com o nome 500X. De resto, de agora até 2018 virão facelifts e novas gerações de carros conhecidos.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br