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Em queda, Brasil vê ameaçado posto de 4º maior mercado de carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2014 18h35Atualizada em 13/05/2014 18h35

O momento delicado vivido pelo Brasil na venda de carros novos não chegou a afetar (ainda) a condição de quarto maior mercado do mundo no setor automotivo. Mas a situação está por um triz.

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela JATO, empresa global de consultoria, o mercado automotivo nacional sofreu queda de 1,7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013, chegando a um total de 774.380 unidades comercializadas entre janeiro e março (contra 787.652 no ano anterior).

Por outro lado, a recuperação da economia europeia levou Reino Unido e Alemanha a crescerem 13,9% e 5,8%, respectivamente, registrando um total de 768.039 e 759.018 unidades.

Trânsito Av. Tiradentes - São Paulo (SP) - Luiz Guarnieri / Brazil Photo Press / Agência O Globo - Luiz Guarnieri / Brazil Photo Press / Agência O Globo
Congestionamento na região central de São Paulo (SP): Brasil vendeu quase 775 mil carros nos três primeiros meses de 2014, segundo a Jato
Imagem: Luiz Guarnieri / Brazil Photo Press / Agência O Globo

Apesar do forte descenso de 8,3%, a Índia -- 7º maior mercado automotivo -- também está próxima do Brasil, com 758.052 carros. Na verdade, menos de 20 mil carros separam quatro e sétimo lugares.

EMERGENTES EM BAIXA
Com crescimento na casa de 7,8%, a China continua na ponta, com mais de 5 milhões de veículos só no primeiro trimestre. Estados Unidos (3,7 milhões, alta de 1,3%) e Japão (1,8 milhão), que deu um incrível salto de 20,5% em relação ao primeiro quarto do ano passado, completam o grupo dos três primeiros.

Aliás, dos 15 principais mercados do mundo, asiáticos e europeus são os que vêm crescendo mais aceleradamente, de acordo com a Jato: além dos já mencionados, também apresentaram bons índices de alta França (2,1%), Itália (6,2%), Coreia do Sul (6,3%) e Espanha (15%), um dos países mais afetados pela crise financeira de 2008.

Em contrapartida, Brasil e Índia não são os únicos emergentes com o mercado automotivo em baixa. Na verdade, nosso país é o que apresenta a situação mais estável, visto que Rússia (-2,3%) e México (-2,2%) têm queda um pouco mais acentuada. Veja a lista completa:

GM TURBULENTA
A melhora do cenário econômico eurasiático alavancou também as vendas individuais das principais montadoras mundiais, exceto uma: a General Motors. Sofrendo com um escândalo de falhas na ignição de modelos produzidos em meados dos anos 2000, a marca americana encara um mega-recall de 2,6 milhões e até uma CPI no Congresso de seu país, em caso que abalou a confiança dos consumidores em seus produtos.

Chevrolet Cruze 1.4 turbo - John Gress/Reuters - 7.2.2013 - John Gress/Reuters - 7.2.2013
Presidente da GM, Mary Barra, apresenta o Chevrolet Cruze 1.4 turbo, em 2013: carro teve venda suspensa em meio ao escândalo das falhas na ignição
Imagem: John Gress/Reuters - 7.2.2013
O resultado está nas estatísticas: enquanto todas as outras ocupantes do top 10 automotivo apresentaram aumento nas vendas, a GM foi a única que caiu, quase 6%, perdendo a terceira colocação no ranking para a grande rival Ford.

Outro destaque, só que positivo, é a sul-coreana Kia, que cresceu 15,48% e roubou o oitavo posto da francesa Renault. Em contrapartida, outra montadora da Coreia do Sul, Hyundai, foi superada pela japonesa Nissan em briga pelo quinto lugar. Confira: