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Volkswagen up! tenta decolar com versão 2-portas e câmbio I-Motion

André Deliberato

Do UOL, em Guarujá (SP)

24/04/2014 14h59Atualizada em 24/04/2014 15h38

A Volkswagen dá mais um passo, nesta quinta-feira (24), para tentar fazer com que o subcompacto up! finalmente deslanche no Brasil. Trata-se do lançamento da configuração de duas portas do carrinho, R$ 2 mil reais mais barata que a de quatro portas, e também da opção com câmbio automatizado I-Motion, que oferece conforto extra a quem se dispuser a pagar R$ 2.690 extras, nas versões que podem tê-las.

Com as duas adições, o catálogo completo de versões e preços do up! brasileiro passa a ser o seguinte:

+ Volkswagen take up! 2 portas -- R$ 26.900 (novo)
+ Volkswagen take up! 4 portas -- R$ 28.900
+ Volkswagen move up! 2 portas -- R$ 28.300 (novo)
+ Volkswagen move up! 2 portas I-Motion -- R$ 30.990 (novo)
+ Volkswagen move up! 4 portas -- R$ 30.300
+ Volkswagen move up! 4 portas I-Motion -- R$ 32.990 (novo)
+ Volkswagen high up! 4 portas -- R$ 34.990
+ Volkswagen high up! 4 portas I-Motion -- R$ 37.760 (novo)
+ Volkswagen black/red/white up! 4 portas -- R$ 39.390
+ Volkswagen black/red/white up! 4 portas I-Motion -- R$ 42.160 (novo)

De série, o duas-portas mais barato (take up!) traz os obrigatórios freios ABS/EBD e airbags frontais; limpador e desembaçador traseiro; dupla fixação de cadeirinhas infantis com Isofix e trava superior; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador; regulagem de altura do banco do motorista; rodas de aço, com calotas, aro 13.

No caso do automatizado, o catálogo mais barato disponível é o move up!, que adiciona à lista anterior de série: computador de bordo com dez funções; prateleira divisória no porta-malas; preparação para som; relógio digital e marcador de temperatura externa; abertura elétrica do porta-malas. As rodas também são de aço, com calota, mas de aro 14 e pneus "verdes" (baixa resistência à rodagem).

Nada muda no extenso e complicado catálogo de opcionais do modelo, que cobra até por aquecimento das versões mais básicas (R$ 460), ar-condicionado (R$ 2.750) e por cores metálicas (como a prata Lunar, por R$ 1.030) e a chamada especial (amarelo Saturno, a R$ 1.550).

Segue inalterada também a motorização, a cargo do EA-211 de três cilindros e 1 litro fornecendo 82 cv (a 6.250 giros) e 10,4 kgfm de torque (a 3.000 rpm) com etanol.

As medidas gerais também não mudam: o comprimento do carro segue em 3,60 metros, com 2,42 m de espaço entre-eixos. O up! de duas portas é ligeiramente mais estreito que o de quatro portas, ainda que ninguém vá notar: na trena milimétrica, são 1,641 m de largura para o duas- portas, enquanto o quatro-portas tem 1,645 m na medição sem espelhos retrovisores.

Volkswagen up! 2 portas - Divulgação - Divulgação
Nível curto de itens de série continua: direção com assistência, rodas de aro 14, aquecimento e ar condicionado, bem como a a cor prata Lunar da foto, são opcionais
Imagem: Divulgação

ENTRADAS A MENOS
A chegada da configuração de duas portas, bem como do câmbio automatizado SQ100 (I-Motion) três meses após o lançamento oficial do up! pode servir de reforço para as vendas do modelo. Até então, o up! emplacou 6.065 unidades (3.517 delas no último mês de março). Este ano, segundo dados da Fenabrave, o Gol emplacou 49.014 unidades (12.545 em março), perdendo a liderança geral para a picape Fiat Strada (39.548 unidades no ano, 13.017 no último mês). Também à frente do up! no segmento de hatches de entrada aparecem Fiat Palio (38.920, 12.872, respectivamente), Uno (34.855, 10.275), Chevrolet Celta (12.878, 3.400) e até Toyota Etios (8.234, 2.587), ainda que os dois últimos já tenham atraído menos clientes no último mês. 

A estratégia geral nítida é que o up! de entrada (duas portas) possa finalmente interessar (caber no orçamento) dos órfãos do Gol G4, que deixou de ser produzido com a obrigatoriedade de freios com sistema ABS (antitravamento) e airbags duplos frontais. Sintomaticamente, apenas as versões take up! e move up!, mais básicas, poderão sair de fábrica nesta configuração com apenas duas portas de acesso.

As versões high up! (intermediária) e black/white/red up! (topo) permanecem apenas com carroceria de quatro portas.

Volkswagen up! I-Motion - Divulgação - Divulgação
Esta é cabine da versão High up! I-Motion, de R$ 37.760; tem direção elétrica, sensor de ré, vidros elétricos dianteiros e painel colorido, entre outros, mas aquecimento e ar-condicionado seguem sendo itens opcionais
Imagem: Divulgação

ACESSO AO CONFORTO
A Volkswagen alega que com o câmbio I-Motion, automatizado de cinco marchas, o up! passa a ser o modelo sem pedal da embreagem "mais  acessível do país". Apesar disso, a opção só está disponível a partir da versão move up!, com preço de R$ 30.990.

UOL Carros participa do test-drive com as novas configurações nesta tarde e publicará suas impressões -- assim como novas informações -- oportunamente.