Audi A3 Sedan de R$ 95 mil vira pedra no caminho do Corolla Altis
A Audi divulgou nesta terça-feira (22) nova tabela oficial de preços para a linha do A3 com uma novidade interessante: há uma nova versão "básica" do três-volumes A3 Sedan com motor 1.4 com turbo e injeção direta (TFSI) partindo de R$ 94.800.
Conforme antecipou o site parceiro Carplace, na última semana, o "charme" desta versão fica por conta do preço muito próximo ao da versão Altis do Toyota Corolla, a mais cara do médio japonês. O modelo alemão é R$ 1.900 mais caro, mas ainda assim há mérito para a marca alemã, por conta da sensação premium e do nível de equipamentos oferecidos.
Nas duas novas versões, 1.4 e 1.4 Attraction, o A3 Sedan faz algumas concessões e troca bancos de couro por assentos revestidos de tecido (na mais barata) e com ajuste manual; substitui as rodas de liga leve aro 17 por modelos de 16 polegadas (mesma medida no Corolla); ar-condicionado com apenas uma zona de resfriamento (como no Corolla); nada de faróis de neblina.
Ainda assim, entram no pacote faróis bi-xenônio, ESP (controle de estabilidade) vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, bem como cabine classuda, com estilo atual e bom nível de acabamento -- itens inexistentes no Toyota. Há também direção com assistência elétrica, temporizador do limpador de para-brisas com quatro níveis, suporte Isofix para cadeirinhas infantis, traseira com LEDs para lanterna e luz de neblina, alarme antifurto e travamento central com controle remoto.
No pacote Attractive, R$ 99.900, há ainda volante multifuncional e manopla de câmbio revestidos de couro sintético, borboletas para trocas manuais das marchas e sistema de áudio MMI, com rádio, navegador e Bluetooth. Os opcionais incluem assentos totalmente revestidos em couro sintético, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e teto solar elétrico.
O MOTOR
Este A3 Sedan 1.4 usa trem-de-força conhecido no mercado brasileiro do pequeno A1. Movido a gasolina, entrega 122 cv de potência e 20,39 kgfm de torque. Apesar de ser da mesma família (EA211), a configuração é diferente daquela usada no 1.4 do Volkswagen Golf 7: no hatch, são 140 cavalos e 25,5 kgfm de torque. Já o Audi A3 topo da gama usa motor 1.8 com 180 cv e 25,5 kgfm.
Como todo Audi A3, o 1.4 também se vale da transmissão automatizada S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, com baixo nível de trancos e sensação latente de esportividade.
Neste ponto, é preciso fazer uma consideração. O Toyota Corolla usa motor bicombustível aspirado de 2 litros, que é mais elástico -- são 154 cv com etanol --, mas empata em saídas e retomadas -- com semelhantes 20,3 kgfm com etanol. O câmbio é CVT (por polias, com relação continuamente variada), mas que imita o comportamento de um sete-marchas, com algum delay, tendo inclusive borboletas no volante...
Atualmente, o A3 Sedan é importado da Hungria, mas deve ser fabricado no Brasil a partir de 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.