Topo

Fiat Uno 2015 vai esperar fim da Copa para mostrar a cara

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/04/2014 19h01

Cotado para estrear desde o final de 2013, o Fiat Uno reestilizado começa a sair do forno apenas agora. Nesta quinta-feira (10), o leitor Ronaldo Takeshi Suzuki enviou imagens de uma unidade flagrada no estacionamento do Morumbi Shopping, na Zona Sul de São Paulo (SP).

Apesar da camuflagem pesada, a placa verde de Betim (MG, sede da montadora no Brasil) e outros detalhes permitem identificar algumas das mudanças que serão feitas no exterior do compacto, que tem de se reforçar para enfrentar novos rivais como o Volkswagen up! e futuros adversários que serão lançados ainda no primeiro semestre deste ano, caso do Nissan March nacionalizado e da nova geração do Ford Ka.

Mesmo enfrentando maior concorrência, o Uno só deve mudar no segundo semestre. Fonte ligada à Fiat afirmou a UOL Carros que o carro com novo visual será lançado apenas "depois da Copa do Mundo", que acontece entre 12 de junho e 13 de julho. A montadora certamente vai aguardar o movimento da rival Ford, que irá esnobar o torneio para mostrar seu novo Ka ainda em junho.

De toda forma, a mesma fonte aponta que o novo Uno, que deve chegar como modelo 2015, estará nas lojas antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 30 de outubro a 9 de novembro. Uma provável apresentação à imprensa deve acontecer entre agosto e setembro.

O QUE MUDA

Fiat Uno 2015 flagra - Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL - Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL
Proteção não esconde novos contornos da grade, para-choque e farol
Imagem: Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL

Takeshi Suzuki conseguiu imagens que apontam algumas das mudanças programadas pela Fiat para o Uno 2015. Não haverá nenhuma revolução, claro, mas o compacto deve se aproximar mais de outros integrantes da linha, como o irmão mais velho Palio (tanto o Fire, quanto o Novo Palio) e o Punto. É a constante busca pela identidade de marca.

A grade frontal deve manter as três falsas aberturas em apenas um dos lados, espécie de "marca registrada" do Uno, mas o escudo da Fiat deve mudar ligeiramente e ficar mais saliente, provocando um recorte mais acentuado no capô, como atesta o flagrante.

Fiat Uno 2015 flagrado - Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL - Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL
Maçaneta deve ser integrada ao puxador e retrovisor recebe repetidor de seta
Imagem: Ronaldo Takeshi Suzuki/UOL
Muda também o para-choque, que deve ficar mais convencional -- o atual tem secção central em forma de boca -- e passará a exibir as três fendas horizontais conhecidas do Palio Fire. Espere por alterações maiores também nas laterais da peça, ainda extremamente camufladas.

O tema "round square" (quadrado arredondado) passa a estampar também as lentes do conjunto óptico, que terão o formato levemente alterado, mas seguem sendo do tipo monoparábola, com apenas um facho de luz.

Laterais e traseira escondem mexidas menores, mas importantes: as maçanetas cobertas podem trazer a integração da fechadura com o puxador (atualmente, a primeira peça fica bem mais abaixo da segunda), enquanto os retrovisores devem receber repetidores de seta. Atrás, é certo um rearranjo nos elementos das lanternas -- o ângulo das fotos não permite, porém, que se veja o para-choque.

O interior ainda é um mistério, mas também deve ser modernizado para ficar menos simplista e ser páreo às novidades que já foram ou serão apresentadas pelos rivais. Quanto ao trem-de-força, não espere por grandes novas: os movimentos apurados por UOL Carros apontam que ainda não será desta vez que a Fiat revelará um novo motor, ainda que a concorrência siga rumo ao três-cilindros.   

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br