Topo

EUA combatem SMS ao volante com imagens fortes; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/04/2014 16h41

O NHTSA (Administração Nacional de Tráfego e Segurança Viária dos Estados Unidos) inicia nesta quinta-feira (3) uma campanha de trânsito para conscientizar jovens motoristas a não trocarem mensagens de celular -- SMS, Whats Up e similares -- enquanto dirigem. De acordo com as últimas estatísticas disponíveis, feitas em 2012 pela própria agência de trânsito, 3.328 pessoas morreram em decorrência de acidentes provocados por distração ao volante -- e uso de celular é a principal forma de distração atualmente.

Com peças para rádio, televisão e internet, a campanha pretende atingir motoristas com idades entre 18 e 34 anos e para isso aposta na mesma linguagem usada por jovens no celular e na internet, com abreviações e as chamadas hashtags (palavras-chaves antecedidas pelo sinal de jogo da velha/sustenido e que definem assuntos em redes sociais). A principal delas é #justdrive ("só dirija"), mas há também a frase "se mandou mensagem, você não está dirigindo".

O vídeo da campanha vai além e dramatiza um acidente de trânsito com jovens que trocavam mensagens de texto por celular. As imagens são fortes, como se tornou padrão nas campanhas de trânsito atuais feitas ao redor do mundo -- e, ultimamente, até mesmo no Brasil.

Segundo pesquisa da agência, 78% dos motoristas com idades de até 34 anos admitiram enviar ou receber mensagens de texto ao volante. Considerando motoristas de até 35 anos -- ou seja, com apenas 12 meses a mais de idade -- o percentual cai para 49%.

Segundo o NHTSA, o mês de abril será dedicado à redução de acidentes de trânsito por distração do motorista nos EUA. Após a fase de conscientização será a vez das multas pesadas para quem for pego não só falando, mas também trocando mensagens ao celular enquanto dirige. O mote desta segunda etapa será "U Drive. U Texto. U Pay" ("Vc dirige. Vc manda msg. Vc paga" no estilo SMS em português).

BRASIL
No Brasil, ainda não há campanhas específicas contra o envio de mensagens de texto, mas o uso geral do celular ao volante é considerado infração média: em caso de autuação, rende quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.

Em 2013, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), aprovou a reclassificação desta infração de média para grave -- cinco pontos e  multa de R$ 127,69 -- mas a proposta ainda está em análise no Congresso.