Topo

Hennessey Venom, megaesportivo de 1.244 cavalos, chega a 435,3 km/h

  • Divulgação

    Do Texas para o espaço sideral, ou quase: Venom voou baixo no Kennedy Space Center

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2014 15h36Atualizada em 24/02/2014 18h04

A preparadora texana Hennessey anuncia que bateu o recorde mundial de velocidade automotiva no último dia 14, quando um exemplar do megaesportivo Venom GT chegou a 435,3 km/h na pista do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA). Assista ao vídeo acima.

O Venom é uma adaptação do Lotus Exige dotada de motor V8 de 6,2 litros oriundo do Chevrolet Corvette ZR1 e instalado em posição central (atrás da cabine). Com a mexida da preparadora, o propulsor biturbo, com bloco em alumínio, entrega incríveis 1.244 cavalos de potência e absurdos 160 kgfm de torque -- números gerenciados por transmissão manual de seis velocidades. Boa parte do corpo do carro é de fibra de carbono. Cada unidade do Venom calibrada para essa potência custa em torno de US$ 1 milhão. 

O feito do Venom não será registrado no Guinness (o livro dos recordes) porque a medição feita pela equipe da Hennessey foi numa única passagem do bólido (a comissão do Guinness pede duas passagens em sentidos opostos; o que vale é a média das máximas). O limite de um "disparo" deveu-se a restrições impostas pela administração do KSC para o uso de sua pista de cerca de 4,8 km (em que pousavam os hoje aposentados ônibus espaciais).

O Hennessey Venom ultrapassou por pouco o recorde oficial de velocidade, detido pelo Bugatti Veyron Super Sport, de 431 km/h. E já era o dono da aceleração mais rápida de 0 a 300 km/h, em 13,63 segundos -- esta, registrada com honras pelo Guinness.