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Hyundai "importada" mostra os caros i30, Elantra e Grand Santa Fe

Murilo Góes

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 00h00

A Hyundai CAOA, que responde pelos carros importados da montadora coreana, apresentou na semana passada, em formação de ataque, os novos i30, Elantra e Grand Santa Fe. Os três são trazidos da matriz e têm como característica que mais salta aos olhos... o design?

Não: o preço.

O Grand Santa Fe, SUV de sete lugares que aposentou o Vera Cruz, é equipado com motorzão V6 de 3,3 litros e custa R$ 187 mil. O i30, hatch médio e o mais em conta do trio, parte de R$ 71.900, e traz sob o capô um motor 1.8 mais potente (150 cv) que o 2.0 da geração anterior -- mas, como aquele, também apenas a gasolina. Por fim, há o Elantra, sedã médio e irmão do i30, mas com motor 2 litros flexível de 178 cavalos, e etiqueta começando com "8": são inacreditáveis R$ 83.400 pela versão sem teto solar.

Ao mesmo tempo em que lançava estes carros, a Hyundai CAOA anunciou a interrupção da importação do cupê Veloster e da atual geração do Sonata, sedã grande. Dos carros ora lançados o Grand Santa Fe é inédito, mas i30 e Elantra já eram vendidos aqui nesta geração, o hatch com diferenças técnicas. Ambos sofreram com ritmo lento nos emplacamentos, principalmente pelo preço, que já era alto, e no caso do i30 pelo preconceito contra o motor 1.6 flex, suficiente para seu porte -- mas não na opinião dos clientes.

No entanto, as vendas da Hyundai no Brasil, somando CAOA e a HMB, que fabrica a gama HB20, vão bem no geral e, na primeira quinzena deste mês, chegaram a deixar as da Renault para trás, ocupando o quinto lugar no ranking de montadoras.

No álbum acima, veja todas as informações relevantes sobre os três modelos, nas legendas de fotos exclusivas produzidas por Murilo Góes em Anápolis (GO), sede da fábrica da Hyundai CAOA.

O repórter-fotográfico viajou a convite da fabricante