Veja o que mudou no top 10 de carros em dez anos
O mercado automotivo brasileiro mudou muito ou pouco em dez anos? Uma checada no presente e no passado do ranking dos dez carros mais vendidos no país, segundo dados da Fenabrave/Renavam, conta uma parte dessa transição (veja no álbum acima).
Dez anos atrás, em 2004, o mês de janeiro fechava com dois carros médios entre os dez mais emplacados no Brasil: Chevrolet Astra e Toyota Corolla. Eram muito bons de venda modelos como Peugeot 206 (hoje extinto; seu substituto, o 207, vende mal) e Renault Clio (agora relegado ao 34º lugar), enquanto atuais best-sellers como os Fiat Siena e Strada emplacavam até cinco vezes menos unidades que em 2014.
Outra coisa que impressiona é o quanto o mercado automotivo nacional cresceu nesta década. Os dez carros mais vendidos no mês passado somaram 124.194 unidades; no janeiro de dez anos atrás, 63.970. Um aumento de 94% nas vendas.
Isso explica porque um carro como o Toyota Corolla, ao emplacar 2.351 unidades em janeiro de 2004, conseguia garantir o 10º lugar no ranking; mas em janeiro de 2014, mesmo vendendo 21% mais, ou 2.857 unidades, fica apenas em 30º.
Chama atenção também a força do Volkswagen Gol, líder dez anos atrás, líder um mês atrás (são 27 anos no topo). Mesmo com o estupendo crescimento nas vendas de Strada e Siena e a chegada dos rivais diretos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o carro da Volks consegue manter uma dianteira de mais de 50% (precisamente, 59%) sobre o segundo mais vendido (agora, o Fiat Uno). Dez anos atrás a vantagem era de 71% (sobre o Palio).
As vendas totais de carros de passeio e utilitários leves em 2004 chegaram a 1.478.859 unidades. A previsão da Fenabrave para 2014 é de até 3,7 milhões de emplacamentos.
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