Topo

Corrida pelo IPI mais baixo faz venda de carros mais básicos disparar

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/02/2014 13h30

Assim como em dezembro, quando as vendas de carros novos somaram velharia e novidade, janeiro foi parecido. A busca do consumidor por unidades com IPI mais baixo, produzidas no ano passado, fez com que o mês batesse recorde de vendas.

A lista entre os dez mais vendidos, portanto, permanece muito parecida com a do final do ano: Volkswagen Gol, líder, seguido por Fiat Uno, Ford Fiesta (cada vez mais consolidado entre o pelotão da frente), Fiat Palio, Fiat Strada etc.

Apesar de a Fenabrave não separar as novas das antigas gerações na somatória de vendas em seu relatório oficial, sabe-se que Gol, Uno, Fiesta, Palio, Strada e Grand Siena, por exemplo, ainda contabilizam unidades de Gol G4, Mille, Fiesta Rocam, Palio Fire, Strada Fire e Siena Fire, respectivamente.

Com o passar dos próximos meses esse ranking pode sofrer alterações, já que os estoques de carros sem airbag e ABS -- e com IPI mais baixo -- vão terminar. Será possível saber o real poder de Gol e Uno sem o reforço de suas antigas gerações.

ENTRE MONTADORAS
O ranking de vendas dividido por fabricantes também não mudou. A Fiat segue como líder de mercado, com 21,03%, seguida acirrada disputa entre Volkswagen (18,42%) e GM (17,98%). A Ford é a quarta colocada, com 9,8%, seguida por Renault (7,24%), Hyundai (6,08%), Toyota (4,29%), Honda (3,62%), Nissan (2,1%) e Citroën (2,08%).