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Ford revela Ka sedã, futuro três-volumes pequeno da marca

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2014 11h05Atualizada em 03/02/2014 17h44

UOL Carros publica as primeiras imagens da versão sedã do novo Ka -- ou Ka Concept 4-Portas, como a Ford prefere chamá-lo -- e falaremos mais sobre o nome nesta reportagem. O protótipo foi apresentado nesta segunda-feira (3) em um evento em São Paulo (SP) e, simultaneamente, em Nova Déli, na Índia.

KA o quê?

  • Murilo Góes/UOL

    A única coisa certa (ou assumida, pelo menos) nesta nova geração de compactos da Ford é o uso do prenome Ka, o que resolve a questão do hatch.

  • Para o três-volumes, porém, segue a dúvida: qual será o sobrenome? Executivos da Ford afirmaram nesta segunda-feira que "Ka Sedan", como UOL Carros e toda a imprensa já chamava o modelo, não serve, por conta de cacofonias e alusões indesejadas. Ka 4-Portas, também é provisório, só servindo ao conceito. E Figo é um nome que só funciona na Índia: a ligação direta com a fruta inviabiliza o uso.

  • "Será Ka alguma coisa, isso é claro. Resta a vocês descobrirem o que é esta coisa", brincou um dos engravatados da empresa. Ka Escort não foi descartado, mas seria estranho "rebaixar" um nome clássico a mero desambiguador.

O projeto é brasileiro, mas o modelo é global. Ele será fabricado em Camaçari, na Bahia, juntamente com a configuração hatchback. O Ka sedã brasileiro é mais alongado que sua versão asiática, ganhando volume no porta-malas -- "exigência" do cliente brasileiro deste segmento.

A meta inicial do novo Ka é abastecer mercados de grande volume no segmento compacto -- caso do Brasil e de países da Ásia e do Pacífico. Na Índia, o modelo será vendido apenas a partir de 2015 como a nova geração do Figo, que nada mais era que nosso Fiesta Rocam.

Em outras palavras, o novo Ka chega primeiro ao Brasil -- ainda nesta semestre, antes da Copa -- e mata dois carros de uma vez: "Kazinho" e "Fiestinha" -- como UOL Carros já havia publicado.

Steven Armstrong, presidente da Ford para América do Sul, ressaltou na apresentação do protótipo que este dará origem a um "veículo de alta qualidade, segurança e eficiência, feito pelo time de engenheira e design da Ford do Brasil". O chefão da marca lembrou inclusive que a promessa de ter 100% de modelos globais na gama local da marca foi cumprida um ano antes do previsto (era 2015).

  • Fernando Calmon/UOL

    Assim é o bumbum do Ka Sedan: traços simples e janela traseira ampla

O KA VISTO DE PERTO
A unidade apresentada nesta segunda em São Paulo (e que você vê nas fotos) não é um carro real. Trata-se de um mocape, uma escultura com partes ainda inacabadas (no caso, o interior é inexistente). No entanto, os traços externos do futuro carro de produção estão bastante claros. O estilo Kinetic 2.0 da Ford se faz presente na dianteira, que é quase idêntica à do conceito do hatch. A frente com grade em grande destaque lembra outros modelos da marca, como New Fiesta, EcoSport e Fusion.

A traseira parece ter inspiração extra-muros. Ainda que um esboço gráfico apresentado aos jornalistas em São Paulo indicasse parentesco com o New Fiesta Sedan, há um claro aceno a rivais, como o Chevrolet Prisma (mesmo o antigo) e Renault Logan (o novo). Volkswagen Voyage e Fiat Siena são outros desafios ao carro da Ford.

Todos estes são, aliás, rivais escalados pela Ford: "Todo modelo compacto que tiver motor 1.0 será rival do nosso carro", afirmou o gerente geral de marketing Oswaldo Ramos. Ainda que o novo Ka tenha previsão também de motor de 1,5 litro, não houve qualquer menção a rivais com motorizações maiores.

O novo Ka hatch chega em abril, e o três-volumes, possivelmente ainda no primeiro semestre (antes da Copa do Mundo) -- aposte ainda em eventos de pré-apresentação de, finalmente, de lançamento para maio e início de junho.

A gama vai trazer inovações, como sistema Applink de conectividade e, claro, o inédito motor 3-cilindros de 1 litro, ainda tratado como segredo quanto a seus detalhes.

  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Novo Ka Sedan chega ao mercado brasileiro ainda neste semestre

TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Haverá ainda inovações em segurança, bandeira que a Ford decidiu abraçar de vez no país: como já ocorre com o New Fiesta, o controle de estabilidade será item disponível para o novo Ka, que contará ainda com pacote de múltiplos airbags, podendo chegar a até seis bolsas.

"O consumidor de carros compactos tem novas demandas, como a necessidade de conectividade", afirmou o diretor de assuntos corporativos da Ford Rogelio Golfarb. "Esse consumidor brasileiro não pode mais ficar dez minutos sem internet, mesmo no trânsito, e vamos atender a esta demanda de tecnologia, mas faremos isso oferecendo também segurança para que ele possa se conectar sem tirar as mãos do volante e ainda tenha auxílios como o controle de estabilidade, que será outro diferencial dentro do segmento", concluiu.