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Audi A3 Sedan anda bem, bebe pouco e custa (muito) menos que o rival CLA

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/01/2014 19h03

Após anunciar as vendas do A3 Sedan antes mesmo de lançá-lo oficialmente no Brasil, a Audi apresentou o modelo à imprensa durante esta semana, em São Paulo (SP). Seu preço inicial será R$ 116.400, muito menos que os R$ 150.500 cobrados pela Mercedes-Benz por um CLA, embora os valores devam convergir no decorrer do ano (o do Audi vai subir, o do Mercedes, cair).

Segundo a fabricante, o preço atual será oferecido até o próximo dia 28 de fevereiro, numa espécie de desconto especial de lançamento; a Audi, entretanto, se nega a comentar sobre o preço futuro, limitando-se a dizer que ele "será competitivo e agressivo dentro das condições do mercado".

O sedã é vendido em configuração única de acabamento e com apenas um opcional: o navegador (que inclui alguns outros recursos eletrônicos), a R$ 9.900.

O A3 Sedan será produzido pela Audi no Brasil em 2015 na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que já recebe atualizações para recebê-lo. O SUV compacto Q3 nacionalizado surge em 2016. 

Em vídeo

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    Em 90 segundos, vídeo mostra tudo que o A3 Sedan pode oferecer; clique na foto e assista

CONTEÚDO
Entre os itens de segurança, o modelo (atualmente importado de Györ, na Hungria) oferece sete airbags, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força), controles de tração e estabilidade, direção eletromecânica, cinto de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, faróis bixenônio com limpador e ajuste automático de altura, faróis e lanterna de neblina, fixação Isofix para cadeirinhas de bebê no banco traseiro, sistema start-stop (que desliga o motor em paradas curtas para economizar combustível), alarme e rodas de liga leve (aro 17).

Na parte de conforto o A3 Sedan dispõe de bancos esportivos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas com função automática, banco do motorista com regulagem elétrica, computador de bordo com tela colorida de sete polegadas escamoteável, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de chuva e de luminosidade, volante multifuncional e teto solar panorâmico.

Curiosamente, câmera de ré e sensor de estacionamento não fazem parte do pacote -- e não podem nem ser comprados na concessionária. Como acessórios, a marca oferece rodas maiores (de 18 polegadas), rack de teto, controlador automático de velocidade e suporte para paletó.

MOTOR
O conjunto mecânico é composto pelo já conhecido propulsor 1.8 TFSI (turbo com dois tipos de injeção de combustível, uma delas -- utilizada em arrancadas mais fortes -- jogando a gasolina na ponta do coletor de admissão), capaz de render 180 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. Aliado a ele está a transmissão S-tronic de sete marchas e dupla embreagem.

Versões com o motor 1.4 (já utilizados pelo A1 e outras configurações da família A3, além do Golf Highline) também serão vendidas no Brasil, mas ainda não há data definida.

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IMPRESSÕES
UOL Carros
rodou por cerca de 150 quilômetros com o modelo nesta quinta-feira (30). A sensação é parecida com a de se guiar um A3 Sportback, configuração hatchback da família A3 com entre-eixos e comprimento alongados. Só não é igual porque a carroceria sedã -- maior, mais larga e baixa que a do hatch -- proporciona um pouco mais de estabilidade.

O A3 Sedan faz curva como gente grande, não se intimida com carros que têm motores maiores e impressiona pelas arrancadas e retomadas, que são dignas de esportivos. Segundo a Audi, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Em circuito fechado, com toda a segurança possível, UOL Carros chegou a 231 km/h no velocímetro.

O consumo de combustível é notável, e deve-se ao tamanho e sofisticação do motor e ao baixo peso do carro (apenas 1.295 kg, alcançados graças ao uso de aços mais leves e de alta resistência): 10,1 km/litro de gasolina na cidade e 15,6 km/l na estrada, mesmo numa tocada mais forte, de acordo com dados obtidos por UOL Carros no test-drive. Segundo o Inmetro, o A3 Sedan tem classificação B e faz 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

A empresa afirma que seu único concorrente no Brasil será o Mercedes CLA, esquecendo de considerar possíveis compradores de Ford Fusion, Volkswagen Passat e Hyundai Sonata (destes três, somente o último não oferece motor turbo). A expectativa é vender 3.500 unidades do A3 Sedan até o final de 2014.