Topo

Ford revela Ka Sedan ao mesmo tempo no Brasil e na Índia

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2014 21h43

  • Divulgação

    Teaser do novo "conceito global" tem cara conhecida, mas agora veremos também o bumbum

Se deu certo com o EcoSport, vai funcionar também com o novo Ka. Seguindo esta política, a Ford divulgou no final da tarde desta segunda-feira (27) a informação de que vai revelar "um novo carro-conceito global" na próxima semana, a primeira do mês de fevereiro. Trata-se da primeira aparição do protótipo do Ka Sedan, em um repeteco da estratégia de mostrar um novo modelo aos pedaços e assim ampliar a expectativa pela chegada.

De acordo com o comunicado da marca, "uma das apresentações será no Salão de Nova Déli 2014", evento automotivo indiano que começa no dia 7 de fevereiro. Grifamos a primeira metade da frase de propósito: a apresentação será global e vai ocorrer em duas praças simultaneamente -- o outro local de exibição será o Brasil. Isso também ocorreu com o protótipo final do novo Ford EcoSport, revelado ao mesmo tempo em Camaçari (BA) e no Salão de Pequim (China), em 2012.

A informação de que o Ka Sedan -- ou seu conceito -- seria visto pela primeira vez em fevereiro foi adiantada por UOL Carros durante nossa cobertura do Salão de Detroit, há duas semanas.

QUAL O PRÓXIMO PEDAÇO
A próxima fatia do bolo --  ou melhor, do novo Ka -- será o motor três-cilindros que equipará o carro e que será apresentado em abril. A deixa também foi dada em Detroit pelo chefe de operações da Ford Mark Fields, homem-forte da marca no que tange a assuntos globais, e confirmada por fontes ligadas à Ford do Brasil.

Além do novo Ka, o complexo de Camaçari fabricará também esta nova família de propulsores.

Lançamento dos carros, de fato, só em maio, talvez junho, já no encerramento deste primeiro semestre e no rebolo da Copa do Mundo.


CARRINHO GLOBAL
Seguindo a atual filosofia de aproveitamento de plataformas, sinergia de pessoas e, claro, corte de custos, o novo Ka será também um modelo global voltado ao segmento de carros compactos em diferentes mercados de grande volume ao redor do mundo. Daí a importância de apresentar o novo modelo não apenas no Brasil, mas também na Índia.

Por aqui, o novo Ka -- agora com hatch e sedã na linha -- terá de enfrentar não apenas as duplas Fiat Palio/Siena, Chevrolet Onix/Prisma, Nissan March/Versa renovados, Volkswagen Gol/Voyage e Hyundai HB20/HB20S, mas também modelos isolados como Kia Picanto, Fiat Uno e até o novo Volkswagen up! no segmento mais aquecido do mercado.

Na Índia, a situação é semelhante. Segundo a Ford, este será um segmento responsável por cerca de um terço das vendas da marca na Ásia e no Pacífico até o final da década.