Topo

Carro de Playstation, FT-1 mostra futura cara da Toyota

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Detroit (EUA)

14/01/2014 20h15

Quem esperava por novo carro da Toyota, até mesmo por um modelo esportivo, saiu frustrado da apresentação da marca no Salão de Detroit 2014. Quem pediu por novidade no sentido mais amplo da palavra, porém, ficou satisfeito e tem muito assunto para discutir na mesa do bar. Ou em frente à TV. A estrela da marca japonesa foi o conceito FT-1, esportivo-conceito feito não para as lojas, mas para o jogo de corrida Gran Turismo 6, do Playstation 3.

Uma única pessoa no mundo andou realmente no FT-1: Akio Toyoda, presidente da Toyota e (bom) piloto nas horasvagas, acelerou o protótipo na pista da marca e deu indicações que foram usadas na definição do comportamento da máquina virtual. Ao ser humano comum, resta guiar este avatar do FT-1 através do joystick: o modelo está disponível como atualização gratuita para quem tem o jogo GT6 a partir desta terça-feira (14).

Kevin Hunter, presidente do centro de design e pesquisa de Calty e chefe da equipe responsável pelo desenvolvimento do FT-1 deu motivos para deixar os não-fãs do jogo menos frustrados. O nome FT-1 vem de "Future Toyota One" (Toyota do futuro número 1, em português) e pode, sim, ganhar a vida no asfalto, ainda que este não seja o objetivo imediato.

"Herdeiro de modelos como o 2000GT, Celica, e Supra, o FT-1 é uma visão apaixonada do futuro da mobilidade para a Toyota. Ele define o visual que imaginamos para os novos modelos da marca, indica pistas para futuros esportivos e, claro, a vocação da Toyota para a liderança", afirmou Hunter referindo-se ao número 1, alusivo à primeira posição em vendas globais da montadora. Resumindo: um dia, seu Corolla poderá ter este estilo.

Fosse real agora, o FT-1 arrebataria fãs garageiros ao redor do mundo com suas linhas inspiradas em aviões (duas turbinas fazem o papel das tomadas de ar no para-choque frontal), sua asa traseira escamoteável, rodas gigantes de 21 polegadas, extremidades vindas de modelos da Fórmula 1 e de superesportivos. No interior, o visual é o de caça, aberto em flerte com manches e painel de instrumento translúcido, com giros e velocidades oscilando como um gráfico. O botão de partida do motor fica no canto superior esquerdo do miolo do volante-manche.

UOL Carros também "pilotou" o FT-1 num dos simuladores instalados ao lado estande com o jogo GT6 rodando: a aceleração não é das mais fortes, mas o Toyota embala rápido e logo traz a sensação de que é um devorador de curvas, achando o seu rumo mesmo quando o jogador abana demais na tomada na tangência -- comportamento digno de bons esportivos japoneses, aliás. No fim, foi fácil receber o game over da bandeirada final em primeiro.