Topo

Nissan propõe minivan ecológica como novo táxi de Londres

Táxi da Nissan baseado na minivan elétrica EV200 é proposta para substituir "black cab" de Londres - AFP/Nissan GB
Táxi da Nissan baseado na minivan elétrica EV200 é proposta para substituir "black cab" de Londres Imagem: AFP/Nissan GB

Da Ansa

Em Londres (Inglaterra)

06/01/2014 19h07

A marca japonesa de automóveis Nissan anunciou nesta segunda-feira (6) o novo modelo para os típicos táxis pretos de Londres. A proposta é que os "black cabs" sejam mais ecológicos e modernos. Segunda a empresa, o novo desenho foi criado após recomendações específicas do prefeito de Londres, Boris Johnson.

O novo modelo terá opção com motor 1.6 a gasolina, mais eficiente e com menor nível de emissão de partículas que o dos atuais táxis com motor a diesel usados na cidade. A minivan tem faróis circulares, como os táxis atuais, mas traz linhas mais modernas e novos para-choques. O projeto prevê ainda opção com motor elétrico, da linha Zero Emission (emissão zero de poluentes) da Nissan.

Equipado com um sistema de transmissão automático e com o sinal de táxi em laranja, o novo transporte de Londres começará a ser vendido a partir de dezembro de 2014.

O novo táxi londrino foi desenhado nos escritórios da Nissan Europa, no bairro de Paddington, no oeste da capital britânica, mesmo escritório responsável pelo design do renovado Nissan Qashqai e do estranho Nissan Juke.

A empresa precisou cumprir as rigorosas regulamentações da entidade de Trasnport for London (Transporte de Londres), para controlar o sistema de taxis londrinos, também conhecidos como Hackney Carriages. (Com redação do UOL)

  • AFP/Nissan GB

    Projeto de novo táxi londrino também contempla unidades com motor tradicional, a combustão, mais baratos; modelo é baseado naquele apresentado a Nova York em 2012 (abaixo).

  • Divulgação