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Real, novo Ford Ka faz testes no interior de São Paulo; veja

Jony Wanderlan Feitosa/UOL
Imagem: Jony Wanderlan Feitosa/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/12/2013 13h27

Um dos principais lançamentos de 2014, o novo Ka já roda em testes de homologação. Uma unidade do futuro hatch da Ford foi flagrada pelo leitor Jony Wanderlan Feitosa em Sorocaba (SP).

Segundo uma fonte ligada à marca, trata-se realmente da versão de produção do Ka. Por que Sorocaba? Além da cidade ser próxima de Tatuí, cidade onde a Ford possui seu campo de provas, há outro fator: a maioria das fabricantes brasileiras também finaliza seus testes de rodagem em estradas do interior do estado de São Paulo pela qualidade do asfalto. A Ford tem duas plantas no Brasil, uma em São Bernardo (SP) e outra em Camaçari (BA), onde o modelo será fabricado -- ao lado do EcoSport.

COMO É O CARRO
O futuro modelo da Ford chega ao mercado neste primeiro semestre de 2014 para encarar veteranos do mercado, como Volkswagen Gol e Fiat Palio, além de novatos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entre outros. Ele não será mais aquele subcompacto desenvolvido para bater de frente com Chevrolet Celta e Nissan March, mas um "hatch altinho" -- o que deve render ao Up, da Volkswagen (que chega em fevereiro próximo), o reinado entre carros de entrada.

O novo Ka terá 3,97 metros de comprimento, exatamente a mesma medida do New Fiesta hatch -- também construído sobre a plataforma global B --, mas será mais alto e espaçoso por dentro. Quase como o Fox está para o Gol, voltando a citar a rival Volkswagen. O Ka, no entanto, ficará em um patamar abaixo do New Fiesta (no caso da Volks, o Fox é mais caro).

O modelo da Ford vai estrear apenas como hatch, com carroceria quatro-portas e inédito motor aspirado de três cilindros (1 litro e 12 válvulas), capaz de entregar potência e torque dignos de propulsores 1,4 litro. A versão sedã, ainda tratada pela Ford como fantasia da imprensa especializada, deve vir acompanhada da estreia de um motor maior na gama do novo Ka -- possivelmente o Sigma de 1,5 litro já utilizado pelo New Fiesta.

A opção de câmbio automático ou automatizado deve ser oferecida para a nova gama Ka oportunamente (mesmo enquanto houver apenas o 1.0), mas possivelmente não será o Powershift de seis marchas (sistema de dupla embreagem), utilizado por New Fiesta, EcoSport e Focus, provavelmente por questões de custo.

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