Topo

Anfavea quer debater carros híbridos e elétricos para o Brasil

Da Agência Brasil, em Brasília (DF)<br>Com Redação

17/12/2013 20h37

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, disse nesta terça-feira (17) que pediu ao governo federal que estude a entrada de veículos elétricos no mercado brasileiro.

De acordo com Moan, a questão poderia ser incluída no programa Inovar-Auto, o novo regime automotivo que está em vigor desde 2011.

"É importante colocar a hipótese de passarmos a ter veículos híbridos e elétricos. Propusemos ao governo uma fase dentro do Inovar-Auto em que as empresas pudessem importar, desde que, a partir de um certo momento, passassem a produzir componentes e até mesmo fabricar [os veículos elétricos]", declarou o executivo.

O mesmo tema foi abordado pela BMW durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica em Araquari (SC). A marca bávara gostaria de ter incentivos para vender o elétrico i3 no Brasil. Renault, Nissan e Toyota são outras montadoras que têm grande interesse em medidas que apoiem propulsões alternativas -- mas, de um modo geral, todas as fabricantes possuem produtos híbridos ou elétricos em outros mercados.

Outra demanda dos empresários é o lançamento do Exportar-Auto, programa para estímulo às exportações de automóveis.