Topo

Honda anuncia fábrica em SP para fazer SUV derivado do Fit

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/11/2013 18h05

A Honda vai fabricar um utilitário esporte inédito em Itirapina, interior de São Paulo. Trata-se do carro de produção esboçado no conceito Urban SUV, mostrado no Salão de Detroit (EUA) em janeiro e com estreia "real" marcada para o Salão de Tóquio (Japão), que abre ao público no próximo dia 23.

O Urban SUV, que talvez receba outro nome no lançamento oficial, será um jipinho urbano global, de 4,3 metros de comprimento, o que o coloca diretamente no caminho de Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker.

  • James Fassinger/Reuters

    O Urban SUV, tal como apresentado em Detroit, tem 4,3 metros de comprimento

O modelo vai compartilhar plataforma com o novo Fit, já apresentado no exterior mas ainda sem data certa de chegada ao Brasil. A geração atual do monovolume é fabricada em Sumaré (SP), juntamente com o City e o Civic. O crossover CR-V, de maior porte, é trazido do México. O sedã grande Accord, que tem vendas bastante limitadas, vem do Japão.

  • James Fassinger/Reuters

    Arco acentuado da área envidraçada é um dos destaques do conceito mostrado em Detroit; não parece, mas ele tem quatro portas -- as maçanetas traseiras ficam junto à coluna C

A cerimônia de lançamento da nova fábrica paulista acontece no dia 26. De acordo com informações da Honda, o investimento será de R$ 1 bilhão, com geração de cerca de 2.000 empregos. Itirapina fica a 214 km de São Paulo, próxima a cidades importantes como Rio Claro e São Carlos; no entanto, tem apenas 15,5 mil habitantes (Censo 2010).

ESTRATÉGIA
O anúncio da segunda fábrica de automóveis da Honda no Brasil (a primeira fica em Sumaré, também em SP) engorda uma lista de investimentos em unidades locais que inclui de chinesas como JAC e Chery às alemãs premium Audi, BMW e Mercedes-Benz, boa parte delas anunciada após a consolidação do Inovar-Auto, novo regime automotivo que impõe maior grau de nacionalização à indústria automotiva.

No caso da marca japonesa, o objetivo é aumentar a capacidade de produção --  vale o mesmo para a Toyota com a unidade de Sorocaba (SP), que produz o Etios. Já a Nissan terá nova planta em Resende (RJ) para nacionalizar March e Versa e lançar o Note, substituto da Livina e rival direto do Fit.

Em tempo: a Honda não diz abertamente que o carro a ser feito em Itirapina é o Urban SUV de produção. Mas UOL Carros crava que é.