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Com estreia de Up e novo Ka, subcompactos ganham força em 2014; conheça-os

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/11/2013 16h57Atualizada em 05/11/2013 12h50

Você já viu os flagrantes e, até este momento, certamente ouviu falar bastante do Volkswagen Up e do novo Ford Ka. Pois bem: ambos serão lançados no primeiro semestre do ano que vem e devem lutar pelo topo no ranking de vendas. O pequenino da Ford será mostrado em première à imprensa nos próximos dias 12 e 13.

Mas estes dois não serão os únicos compactos a chegar ao mercado em 2014. UOL Carros conta pelo menos oito novidades se preparando para estrear no Brasil. Todos apontam uma tendência a se reforçar: a moda da vez será o subcompacto -- grosso modo, um carro com no máximo 3,8 metros, motores pequenos e uso ideal dentro do ambiente urbano. Entre os selecionados, o mais comprido é o Nissan March, com 3,78 metros. Os menores são JAC J2 e Up, ambos com 3,54 metros (a medida do Up pertence ao europeu, mas o nacional deverá ser ligeiramente maior). Como referência, o líder de vendas Volkswagen Gol tem 3,9 m de comprimento.

Listamos abaixo o que a indústria oferece atualmente em termos de "city cars" (definição muito usada na Europa) e quais novidades vão movimentar o mercado:

+ Quem é: JAC J2.
+ Estreia: lançado em novembro de 2012.
+ Preço: R$ 31.990.
+ Fabricação: importado da China.
+ Motores: 1.4 16V VVT de 108 cv (aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e 187 km/h de velocidade máxima)..
+ Objetivo: ser um dos protagonistas da JAC, junto com o hatch J3, até a fábrica de Camaçari (BA) ficar pronta.
+ Prós: seis anos de garantia; motor potente; desenho simpático; preço atraente; bom custo-benefício; praticidade.
+ Contras: qualidade do acabamento interno; desconfiança quanto a chineses.

+ Quem é: Volkswagen Up.
+ Substitui: Gol G4.
+ Estreia: fevereiro de 2014.
+ Preço: entre R$ 26 mil e R$ 32 mil (estimado).
+ Fabricação: Taubaté (SP).
+ Motores: EA211 três-cilindros 1.0 Flex (82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol); EA211 quatro-cilindros 1.4 Flex (ainda a ser lançado)
+ Objetivo: foi criado para ser o real substituto do Fusca (o clássico dos anos 1950, não o cupê atual) tanto em tamanho quanto em apelo.
+ Prós: desenho simpático; rede de concessionárias gigante (cerca de 600 lojas); tradição da Volks no segmento de carros populares (Gol é líder há 26 anos); motor três-cilindros moderno e econômico; praticidade.
+ Contras: deverá ter, como quase todo carro da VW, itens importantes como opcionais; porta-malas e interior apertados. 

+ Quem é: Nova geração do Ford Ka (atenção: o nome pode mudar).
+ Substitui: Ka atual.
+ Estreia: segundo trimestre de 2014 (produção se inicia em março); pré-apresentação à imprensa dias 12 e 13 deste mês.
+ Preço: entre R$ 23 mil e R$ 35 mil (estimado).
+ Fabricação: Camaçari (BA).
+ Motores: especula-se que o compacto irá utilizar um inédito motor 1.0 de três cilindros, além do conhecido Sigma 1.5 (nas versões mais caras).
+ Objetivo: global, a nova geração do compacto tem como principal meta recuperar a força da Ford no segmento de entrada, em queda há alguns anos. A princípio, a briga é para estar no pelotão da frente. Versão sedã chega meses depois.
+ Prós: desenho atual e sintonizado com o de modelos maiores (New Fiesta, Fusion); modernidade de projeto global; inédita versão quatro-portas pode atrair novos clientes (o Ka atual nunca teve esse tipo de configuração); motor três-cilindros moderno e econômico; praticidade.
+ Contras: apesar de ter bons carros, a Ford até hoje peca na hora de vendê-los; porta-malas pequeno, principalmente na versão quatro-portas. 

+ Quem vem: mesma geração do atual March, só que nacional e reestilizada.
+ Substitui: inicialmente ninguém, uma vez que a Nissan afirma que o March atual seguirá à venda.
+ Estreia: abril de 2014.
+ Preço: complementa a gama atual, que vai de R$ 26 mil a R$ 34,5 mil.
+ Fabricação: Resende (RJ).
+ Motores: linha será a mesma: 1.0 e 1.6, ambos flexíveis.
+ Objetivo: após ser prejudicada pela imposição de cotas de importação (segundo normas do novo regime automotivo brasileiro), a Nissan quer sua fábrica nacional pronta para poder vender March e Versa "sem limites". Estranhamente, a fabricante afirma que produzirá o March com facelift e o atual simultaneamente (curioso, já que não são gerações/plataformas diferentes, mas sim o mesmo carro com um tapa no visual). O objetivo e ampliar a gama e tentar recuperar vendas perdidas desde o segundo semestre de 2012.
+ Prós: desenho atualizado; bom custo-benefício, assim como o atual; espaço interno generoso para um veículo subcompacto; não será mais uma incógnita para o consumidor, diferentemente do que aconteceu com o primeiro em 2011.

+ Contra: motores antigos e defasados; rede de concessionárias pequena; preço elevado em comparação aos rivais na versão mais cara.

+ Quem é: Geely GC2.
+ Estreia: Primeiro semestre de 2014.
+ Preço: menos de R$ 30 mil (estimado).
+ Fabricação: importado da China, onde é produzido, mas passará pelo Uruguai para ser montado no esquema CKD (kits de peças).
+ Motores: quatro-cilindros 1.0 de 68 cv a gasolina (inicialmente).
+ Objetivo: ser o principal modelo da Geely em sua entrada no Brasil. A marca também não descarta construir fábrica no país.
+ Prós: três anos de garantia; bom custo-benefício.
+ Contras: rede de concessionárias pequena (apenas 15 lojas iniciais); desconfiança sobre carros chineses.

+ Quem é: Novo Chery QQ, que será fabricado no Brasil.
+ Substitui: QQ atual, importado da China.
+ Estreia: segundo semestre de 2014.
+ Preço: se tudo correr bem, pode custar menos de R$ 20 mil.
+ Fabricação: Jacareí (SP).
+ Motores: Acteco 1.1 de quatro cilindros, que gera 68 cv e 9,1 kgfm de torque, mas agora bicombustível.
+ Objetivo: ser o carro de passeio mais barato do país; o novo QQ é tratado como "fundamental" para o desenvolvimento da Chery no Brasil.
+ Prós: preço.
+ Contras: desconfiança do brasileiro sobre chineses, ainda que feitos aqui; qualidade do acabamento interno; nível de segurança ínfimo.

NOVO CHEVROLET CELTA

  • Divulgação

+ Quem é: Projeto Jade ou Novo Celta.
+ Substitui: Celta atual.
+ Estreia: 2015.
+ Preço: menor que os do Celta atual, que custa entre R$ 24 mil e R$ 29 mil.
+ Fabricação: São José dos Campos (SP).
+ Motores: linha ainda indefinida, mas espera-se um propulsor de 1 litro mais moderno que o atual SPE/4, que equipa Onix e Prisma.
+ Objetivo: a Chevrolet não tem pressa para lançar o substituto do Celta, já que o Onix vai muito bem em vendas e a atual geração foi capaz de receber airbag e freios com sistema ABS, podendo seguir em linha em 2014, mesmo vendendo pouco; a chegada do novo, em 2015, terá como principal objetivo renovar a proposta de carro popular da GM, já que será mais barata (segundo fornecedores do projeto, vários componentes e partes da estrutura interna, como os bancos com espumas mais finas, serão mais simples que os do Celta). 
+ Prós: preço atraente e bom custo-benefício; projeto moderno em comparação com o atual; rede de concessionárias grande.
+ Contras: estrutura e materiais internos questionáveis.

+ Quem é: Projeto 344 ou Novo Mille.
+ Substitui: Mille e Palio Fire.
+ Estreia: 2015.
+ Preço: entre R$ 22 mil e R$ 26 mil, como os do Mille atual.
+ Fabricação: Betim (MG).
+ Motores: Fire 1.0 EVO, de quatro cilindros, e um inédito três-cilindros, talvez com capacidade ainda menor, que deve estrear no Uno em 2014.
+ Objetivo: o projeto 344, como é chamado internamente, vai utilizar a plataforma do Novo Uno/Palio/Grand Siena, e seu objetivo é claro: tirar a Volkswagen de vez da liderança entre os carros mais vendidos (título que há 26 anos pertence ao Gol, mas que pode mudar já no começo de 2014 com a aposentadoria do Gol G4 e a chegada do Up); le não mata o Uno atual -- a ideia é só reforçar a liderança de mercado da Fiat, que atualmente anda ameaçada pela Chevrolet.
+ Prós: preço atraente; projeto e motor de três cilindros modernos; rede de concessionárias grande.
+ Contras: motor Fire EVO defasado; qualidade dos materiais.