Topo

Salão do Automóvel de SP não vai resolver seu maior problema

Edição de 2012 do Salão de SP foi movimentada, mas teve público inferior à de 2010: 750 mil pessoas - Almeida Rocha/Folhapress
Edição de 2012 do Salão de SP foi movimentada, mas teve público inferior à de 2010: 750 mil pessoas Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/10/2013 17h34

O 28º Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, será quase idêntico ao 27º, de 2012. Nesta quinta-feira (3), em São Paulo (SP), a Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que organiza a exposição, afirmou que a edição do ano que vem será no mesmo local de sempre (Pavilhão do Anhembi, zona norte de São Paulo); na mesma época do ano (outubro, semanas após o Salão de Paris); e terá o mesmo propósito: "Tornar o sonho do cliente realidade".

A próxima edição terá uma avant-première para aproximadamente 6 mil pessoas um dia antes da abertura para o público; nada diferente do que acontece atualmente.

A Reed, porém, não falou sobre melhorias no sistema de traslado gratuito (vindo da estação Portuguesa-Tietê do metrô) e estacionamento; serviços; ou ainda sobre a instalação de sistemas eficientes de ventilação no pavilhão -- grandes gargalos e falhas do evento, que já foram alvo de reclamação pública até de executivos estrangeiros de montadoras. O fato é que há muito tempo o complexo do Anhembi não consegue suportar a maior exposição de automóveis da América Latina (cerca de 750 mil pessoas visitaram a feira em 2012).

A expectativa de que o Salão do Automóvel de 2016 possa acontecer em casa nova continua. Por ora, ficando no Anhembi, não resolve seu maior problema: o próprio Anhembi.

Perto de 40 marcas automotivas já confirmaram participação para 2014, segundo a Reed,  mas seus nomes não foram revelados. O mapa com a posição dos estandes, locais das praças de alimentação (agora mais espalhadas pelo pavilhão), pacotes especiais para famílias/caravanas e os horários oficiais do evento devem ser anunciados somente em maio do ano que vem.

TEST-DRIVE
Apesar de ainda estarem em fase final de desenvolvimento, a Reed afirma que tem planos para promover a experimentação de superesportivos no entorno do complexo do Anhembi (algo já oferecido pela Audi no ano passado). É uma das estratégias da empresa para conquistar um número maior de visitantes (o salão de 2012 teve menos público que o de 2010).

Outra tática é o investimento em redes sociais, como Facebook, Instagram, Flickr etc. A Reed acredita que a divulgação do evento pela internet pode contribuir para que a edição de 2014, ano Copa do Mundo no Brasil, seja a maior da história -- mesmo num local inadequado como o Anhembi.

QUANDO E ONDE?
O Salão do Automóvel de São Paulo 2014 acontece entre 16 e 26 de outubro. Os ingressos poderão ser comprados em mais de 70 pontos pelo Brasil, pela internet ou na própria bilheteria. O início das vendas será no próximo dia 3 de março, quando  será liberado o primeiro lote, que terá 30% de desconto. Os preços serão os mesmos de 2012, com descontos de 30%, 25%, 20% e 15% para o primeiro, segundo, terceiro e quarto lotes, respectivamente.

O Pavilhão do Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP). Os sites para informações sobre o evento são: salaodoautomovel.com.bringressorapido.com.br/salaodoautomovel, facebook.com/salaodoautomovel e twitter.com/salaodoautomovel.