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Renault Captur já se aquece no Brasil para estrear em 2014

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/09/2013 12h18

A Renault afirma ainda ter dúvidas sobre trazer ou não o suvinho Captur e o esportivo Mégane RS para o Brasil. A marca afirma que a recente desvalorização do real implica diretamente na decisão de trazer estes carros da França, e que os próximos meses serão decisivos para a definição do caso.

De qualquer maneira, a fabricante já testa os carros no Brasil. Depois de promover uma clínica com o Mégane RS para jornalistas, o Captur passa a ser a bola da vez. O modelo foi flagrado em testes por Carlos Alberto Rodrigues Dias, leitor de UOL Carros, na Rodovia Anchieta, em Santos (SP). "Parecia um mini SUV. As placas são de São José dos Pinhais (PR)", afirma.

As placas têm explicação: São José dos Pinhais é, atualmente, a localização da fábrica e sede oficial da Renault no Brasil.

COMO ELE É
Na Europa, modelo parte de 15.500 euros (R$ 41.850 em conversão simples), sem ar-condicionado (opcional, por 1.000 euros), dotado de motor 3-cilindros turbo de 90 cavalos. Há mais três motorizações, duas delas a diesel.

Outras versões de acabamento e conteúdo chamam-se Zen, Business e Intens -- esta última, topo da gama, custa 21.200 euros com motor a gasolina de 120 cv (chega a 22.700 euros com motor diesel).

Portanto, Captur mais caro que poderia ser vendido no Brasil custa na França o equivalente a R$ 57.240. O mais barato, R$ 41.850. No Brasil, os valores devem começar acima de R$ 70 mil, ou seja, o suvinho deverá chegar ao país para ser posicionado acima do Duster e concorrer com as versões mais caras de Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e do futuro SUV urbano da Honda.

QUANDO CHEGA
De acordo com fontes ligadas à montadora, o modelo deve começar a ser importado para o Brasil (da França) em 2014, em cota anual de aproximadamente 9.600 unidades (livres do pagamento bruto do IPI, de acordo com normas do programa Inovar-Auto). Isso, claro, se a Renault optar por importá-lo.

Cerca de 90% dessa cota será de Captur, ou seja, aproximadamente 8.600 unidades do suvinho serão trazidas por ano (média de 720 carros por mês). As outras 1.000 unidades serão do esportivo Mégane RS.