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Novo Golf parte de R$ 67.990 com motor 1.4 turbo e R$ 94.990 na versão GTI

Eugênio Augusto Brito, Murilo Góes

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

07/09/2013 16h54

A Volkswagen acaba de anunciar os preços da nova geração do Golf no Brasil. As vendas começam no próximo dia 27. Veja os valores:

Golf Highline 1.4 Turbo (140 cv) manual -- R$ 67.990
Golf Highline 1.4 Turbo (140 cv) DSG 7 marchas -- R$ 74.990
Golf GTI 2.0 Turbo (220 cv) DSG 6 marchas -- R$ 94.990

Estes são os preços dos pacotes básicos, que, como se verá mais adiante, já são bem recheados nas duas configurações. A versão Highline oferece itens opcionais agrupados em três kits, que elevam o preço do carro manual a R$ 72.990, R$ 82.990 e R$ 92.990. Caso se deseje o câmbio DSG, acrescenta-se R$ 7.000.

Já a versão GTI, que só usa o câmbio DSG, oferece dois kits que dão preço final de R$ 110.990 ou R$ 125.990 ao esportivo.

  • GOLF HIGHLINE 1.4 TURBO (140 CV)
    Parte de R$ 67.990 com câmbio manual de seis marchas; estreia bebendo apenas gasolina

Por ora, o Golf chega ao Brasil importado da Alemanha, dotado apenas de motores a gasolina, o menor deles compartilhado com o Audi A1; o maior é o mesmo do Jetta TSI, recalibrado para obter ganho de potência (9 cavalos extras).

Numa segunda fase, o carro será importado do México, possivelmente já oferecendo pelo menos uma opção de motor bicombustível (talvez numa versão de entrada). Em 2014, inicia-se a fabricação local, no Paraná, provavelmente junto com o A3 nacionalizado (a plataforma dos dois é a mesma, a modular MQB).

Segundo a Volkswagen, o Golf atual, jocosamente conhecido como "Golf 4,5" (o Brasil não recebeu as gerações 5 e 6; a que está à venda corresponde ao facelift da 4ª), não sai de linha. No entanto, não se falou de reposicionamento de versões e preços.

  • GOLF GTI 2.0 TURBO (220 CV)
    Custa R$ 94.990 com câmbio DSG de seis marchas gerenciado o motor do Jetta TSI

No novo Golf, os câmbios automatizados DSG, de dupla embreagem, têm sete marchas na versão Highline e seis na GTI (que não oferece opção manual), porque o motor 2.0 exige transmissão parruda e o carro tem proposta de performance; já o 1,4 litro, mais leve (da família EA211, que inclui o 3-cilindros do Fox Bluemotion), permite o uso de câmbio mais refinado e fracionado e almeja baixo consumo de combustível. Os dois propulsores têm injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, na admissão (1.4) e também no escape (2.0).

Além disso, contam com a função start-stop, que desliga o motor em paradas, poupando gasolina. 

RECHEIO
A nova geração do Golf, um ano atrasada em relação à Europa, oferece um nível de equipamentos pouco comum no Brasil, mesmo entre os hatches médios mais caros.

No quesito segurança, os pacotes de série das versões Highline e GTI incluem com freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição de força) e BAS (auxílio em emergências), freio de estacionamento eletrônico com assitência a saídas, ESC (controle de estabilidade), EDS (bloqueio eletrônico de diferencial), ASR (antiderrapagem), indicador de pressão de pneus, cintos dianteiros com pré-tensionador e sete airbags (frontais, laterais, de cabeça e de joelho para motorista).

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, volante multifuncional revestido de couro, assistência elétrica à direção, tela multimídia sensível ao toque (5,8 polegadas no Highline, 8 polegadas no GTI) etc. As rodas são de aro 16 na Highline (17 é opcional) e 17 na GTI. Entre os opcionais oferecidos nas duas versões, estão teto solar panorâmico (coo item avulso, custa R$ 4.500), assistente de estacionamento e bancos em couro.

Os principais rivais do Golf 7 são Ford Focus (3ª geração, com lançamento no final deste mês), Hyundai i30 (hoje prejudicado nas vendas pelo alto preço), Peugeot 308 e Chevrolet Cruze. Isso, no caso da versão Highline. Já o Golf GTI está num outro patamar, e bate de frente com o primo-irmão Audi A3, o BMW Série 1, o Mercedes-Benz Classe A e o Volvo V40.

UOL Carros acompanha a apresentação oficial da 7ª geração do Golf em Berlim, na Alemanha, e já participou de test-drive oferecido pela Volks. Mais informações e as impressões ao dirigir, além de fotos exclusivíssimas da mítica versão GTI, serão publicadas oportunamente.



Viagem a convite da Volkswagen do Brasil