Topo

Ford põe no Focus o 1º motor flex com injeção direta; preço é segredo

Focus Sedan de terceira geração é apresentado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP) - Ricardo Ribeiro/UOL
Focus Sedan de terceira geração é apresentado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP) Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/08/2013 17h36Atualizada em 28/08/2013 23h13

A Ford apresentou nesta quarta-feira (28), em São Paulo, o primeiro motor do mundo com injeção direta de combustível capaz de rodar com etanol. O novo Duratec 2.0 Direct Flex equipará versões da configuração sedã da nova geração do Focus, que será lançado no país em breve -- o modelo estreou para a América do Sul durante o Salão de Buenos Aires, em junho.

O novo motor, que é bicombustível, tem bloco e cabeçote de alumínio, como os Sigma 1.6 usados no Fiesta e no EcoSport, e duplo comando de válvulas. Entrega 178 cavalos de potência a 6.500 rpm, e cerca de 22 kgfm de torque a 4.500 rpm; são 30 cv e 3 kgfm a mais que o Duratec tradicional, com injeção indireta, feita fora da câmara de combustão.

  • Ricardo Ribeiro/UOL

    Motor Duratec 2.0 Direct Flex: injeção direta e consumo de 6,6/8,6 km/l de etanol

A Ford promete consumo médio com etanol de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l em percurso rodoviário; com gasolina, os números passam a 9,6 km/l (cidade) e 12,6 km/l (rodovia). Uma mudança no software de injeção também dispensa o sistema de partida a frio com tanquinho, pois é possível ligar o carro sob baixas temperaturas ambientes sem uso auxiliar de gasolina.

Ainda não há detalhes técnicos, preços e conteúdo oficiais de todas as versões do Focus, que deve ser apresentado à imprensa até meados de setembro. Algumas unidades do carro já estão expostas ao público no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera (portão 3), em São Paulo.

Elas são quase todas da versão 2.0 Titanium, topo de linha, com câmbio Powershift automatizado de dupla embreagem. A configuração mais cara terá sistema multimídia e de navegação Sync, seis airbags, freios com ABS, controles de estabilidade e tração e faróis bi-xênonio. O site Carplace descobriu apenas uma unidade da versão SE.

Serviço: Exposição Focus Pop-up

Onde:Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera (Portão 3).
Quando:de 29 de agosto (quinta) a 1º de setembro (domingo).
Quanto:entrada gratuita.
Horários:12h-22h (quinta e sexta); 10h-22h (sábado); e 10h-19h (domingo).
Atrações:projeção 4D por dentro do motor Direct Flex, transmissão de filmes de aventura com carros da Ford, exposição de fotos e sessões de vídeo-game.