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Novo Golf surge com festa e chega em outubro por cerca de R$ 70 mil

André Deliberato

Do UOL, Em São Paulo (SP)

Acabou o tempo de calar. A Volkswagen do Brasil mostrou a nova geração do hatch médio Golf para 1.000 convidados VIPs -- celebridades, possíveis compradores (leia-se endinheirados), formadores de opinião e alguns outros membros da imprensa especializada -- em avant-première (pré-lançamento) realizada na base aérea do Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo (SP), nesta noite de terça-feira (13).

O presidente da marca, Thomas Schmall serviu de anfitrião e chamou diversas unidades do novo modelo ao palco. Os convidados puderam ver de perto as versões a serem vendidas por aqui, neste primeiro momento, todas correspondendo ao catálogo topo de linha da marca: Highline 1.4 TSI (140 cavalos e câmbio manual de seis marchas), Highline 1.4 TSI Automatizado (os mesmos 140 cv com câmbio DSG de dupla embreagem e sete velocidades) e GTI 2.0 TSI Automatizado (220 cv e câmbio DSG, só que com seis marchas).

Antes, a marca havia divulgado comunicado pondo fim ao silêncio sobre o carro: "O Novo Golf chega ao Brasil para dar continuidade à sua trajetória de sucesso na indústria automotiva mundial". Segundo fontes ligadas à empresa, o carro começa a ser faturado no final de setembro e chega às lojas em outubro, inicialmente importado da Alemanha. O test-drive à imprensa acontece em meados de setembro.

Ainda não se fala em preço fechado, mas fontes garantem que a Volkswagen apelará a subsídios para posicionar seu carro de forma competitiva frente aos concorrentes, ao menos neste momento inicial. Executivos e chefes de concessionárias falaram, durante o evento, em algo próximo a R$ 70 mil para a versão Highline inicial, chegando a cerca de R$ 120 mil na versão GTI. 

Na Alemanha, o Golf mais barato (Trendline) parte de 17.175 euros (cerca de R$ 51.500 limpos). A primeira configuração prevista para o Brasil (Highline manual) começa em 26.400 euros (R$ 79.200), enquanto a GTI começa em 28.675 euros (quase R$ 86 mil). É bom lembrar que há ainda o GTI Performance, com potência extra (mais 10 cv), a quase 30 mil euros (beirando R$ 90 mil, sem taxas e impostos).

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ESCONDIDO
A Volks já havia, também, colocado no ar site dedicado ao novo modelo, ainda que separado da página oficial da marca e com URL (endereço) ocultos, conforme alertou o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site AutosSegredos.

É possível supor que o documento do Golf 7 (agora oficialmente Novo Golf) trará ainda um complemento "2015", em alusão ao modelo a ser vendido, uma vez que o Golf atual (4,5) já é 2014 e deve seguir à venda, mesmo com a chegada do mais recente. 

FICHA TÉCNICA

  • Reprodução

    Slide na página dedicada ao modelo compara equipamento das versões -- por ora, são três

FLEX?
As duas configurações iniciais contam com o motor de 1,4 litro sobrealimentado por turbo e com injeção direta de combustível, conforme apontado pela sigla TSI. A primeira tem câmbio manual de seis marchas e a segunda, câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas, evolução em relação à caixa vista no Jetta e no Fusca, por exemplo. É o mesmo pacote da versão de entrada do Audi A3.

Segundo o site brasileiro, esta configuração automatizada pode contar com tecnologia BlueMotion (o selo da marca para projetos eficientes), com poucas explicações -- há apenas uma citação ao sistema start/stop que desliga o motor em paradas rápidas (no semáforo, por exemplo); uma visita à página alemã, contudo, define tudo: o consumo prometido é de até 20 km/l de combustível.

Atenção: estamos falando de gasolina, já que o motor 1.4 TSI não é flex, ao menos neste primeiro momento. "Todos os carros importados pela Volkswagen consomem somente gasolina, com exceção do Jetta [2.0 flex] aspirado", afirma José Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen. Questionado por UOL Carros sobre a possibilidade de produzir um motor turbo que também beba etanol, Loureiro foi enfático: "Isso não está em estudos, o que não significa que seja algo descartado. A Volkswagen vive aprimorando suas tecnologias".

EQUIPAMENTOS
A potência de 140 cv surge a 4.500 rpm, com torque máximo de 25,5 kgfm a baixos 1.500 giros. A versão de entrada traz direção eletromecânica, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com tela sensível ao toque, sete airbags, freios com ABS (antitravamento), controles de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial.

A Volkswagen ainda faz questão de citar itens como o sensor de colisão (Multicollision Brake), sistema que atua em conjunto com o controle de cruzeiro adaptativo e os freios ABS, que pode acionar os freios autonomamente ao detectar a redução de velocidade do veículo à frente. Também há informação sobre bancos dianteiros com ajuste lombar e de altura, além de aquecimento e revestimento de couro opcionais, assim como os ajustes elétricos para o assento do condutor.

São 4,25 metros de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, porta-malas de 313 litros e 1.218 kg. A versão automatizada, com câmbio de dupla embreagem, vai a 1.238 kg.

APIMENTADO
Na configuração esportiva GTI, o visual é incrementado com grade do tipo colmeia, cores, emblemas e faixas próprios, rodas aro 17 e escapes diferenciados; o motor de 2 litros e 220 cv é gerenciado pelo câmbio DSG de seis marchas (uma a menos que o da versão Highline), mas há direção eletromecânica progressiva, mais precisa. O peso é de 1.317 kg e o espaço no porta-malas sobe a 338 litros, talvez por conta da adoção de estepe temporário.

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