Topo

Ford Focus Sedan, sem disfarce e com placas cinzas, já roda em SP

  • Ziza de Souza/UOL

    Ford Focus Sedan Titanium passeia de boa pela avenida Sumaré, em São Paulo

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/08/2013 19h00

A nova geração do Focus está pronta para chegar ao Brasil. Na tarde desta quinta-feira (8), UOL Carros recebeu imagens de uma unidade sedã do modelo, em sua versão Titanium, sem disfarces e com placas cinzas circulando na Zona Oeste da cidade de São Paulo (SP). A ausência de camuflagem confirma indicações e fontes de que o lançamento está mais próximo do que se imagina -- a "data de trabalho" é começo de setembro.

O Focus 3, que será vendido como hatch e sedã por aqui (na Europa existe a configuração perua), é fabricado na Argentina (desde sua primeira geração) e deve estrear em setembro já com os dois tipos de carroceria. As principais mudanças são no desenho externo, totalmente renovado (e alinhado ao europeu), e no interior, mais elegante e requintado que o atual.

O conjunto mecânico terá como opções o motor Sigma 1.6 (130 cv e 16 kgfm de torque com etanol), que estreou duplo comando de válvulas variável e sistema de partida a frio sem tanquinho no New Fiesta; e Duratec 2.0 (o atual gera 148 cv e 19,5 kgfm, com etanol no tanque, mas pode render mais caso a Ford adote a tecnologia de injeção direta de combustível).

Entre as opções de câmbio, o modelo deverá oferecer a atual caixa manual de cinco marchas e a novíssima transmissão Powershift, automatizada de dupla embreagem e seis marchas (já conhecida de New Fiesta e EcoSport), no lugar da automática de quatro velocidades.

MERCADO SE MEXE
Quem também prepara sua cartada para a chegada do Focus é a Volkswagen, que deve lançar a nova geração do Golf ainda neste semestre (já vista em testes pelo país) para não deixar o médio da Ford lutar sozinho pela liderança do mercado.

O Hyundai i30, por exemplo, é o antigo medalhista de ouro do segmento: mudou de geração, elevou seu preço às alturas e sumiu do ranking.

A Citroën deve fazer o mesmo que a Volks com o C4 Lounge, sedã que substitui o Pallas, também já visto "limpo" em SP, para não permitir que o Focus Sedan domine a terceira posição da categoria (sempre comandada por Toyota Corolla e Honda Civic). Mas ainda falta decidir o que irá fazer com o C4 hatch...

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br

 

Veja este e outros segredos automotivos
Segredos automotivos
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','36695', '')