Topo

Giugiaro Parcour, esportivo com rodas de SUV, pode decolar

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/07/2013 14h20

Imagine: base de Audi R8, motor de Lamborghini Gallardo, câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas e... rodas de SUV de 22 polegadas. A combinação bizarra pode dar certo? A Italdesign, criadora do Giugiaro Parcour, acha que sim.

O carro, mostrado no Salão de Genebra deste ano, chama-se Parcour por causa da técnica "Parkour", como você imaginou. O projeto, desenvolvido por Fabrizio Giugiaro (filho de Giorgetto), chefe de estilo da Italdesign, para celebrar os 45 anos do estúdio, é um esportivo diferente. Tem capacidade para se mover rápido no asfalto e na terra, como fazem praticantes do Parkour em suas transições entre diferentes terrenos.

Com 1.550 kg e tração nas quatro rodas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge 320 km/h de velocidade máxima. Um aerofólio surge para aumentar a estabilidade em altas velocidades. Para encarar a terrinha, suspensões pneumáticas erguem a carroceria.

Apesar da estranheza, o Grupo Volkswagen, que comanda Audi, Lamborghini e o próprio estúdio Italdesign (desde 2010) -- por isso o compartilhamento de peças --, promoveu um test-drive com o modelo nas últimas semanas e garante que há interessados pelo carro em vários continentes -- não há definição de produção ou de preço, ainda que se fale em algo bem salgado, acima dos US$ 300 mil (acima dos R$ 700 mil). A mistura bizarra pode dar certo? Opine no campo de comentários